Arcebispo de Bassorá reafirma esperança no futuro do país
2005-03-16 19:00:01

D. Gabriel Kassab tem esperança no futuro do Iraque e considera que os cristãos serão “o fermento” numa sociedade iraquiana em profunda mudança.

Para o Arcebispo caldeu de Bassorá, as comunidades cristãs irão desempenhar um papel fulcral na nova sociedade iraquiana saída das eleições de Janeiro, onde a coligação xiita apoiada pelo Ayatollah Ali al-Sistani saiu vencedora.

“O Iraque é o berço da cristandade e, apesar de os cristãos representarem apenas 3% da população, a influência da elite cristã é largamente reconhecida e apreciada”, comentou D. Gabriel Kassab em entrevista à secção inglesa da Ajuda à Igreja que Sofre.

“Verificamos que o cristianismo se torna mais reconhecido através das suas acções concretas”, afirma o Arcebispo de Bassorá, dando o exemplo dos 14 projectos que estão a ser dinamizados actualmente pela arquidiocese.

Estes projectos, nas áreas da assistência médica, da ajuda alimentar, na gestão de jardins infantis e na assistência pastoral, são exemplos de uma “cooperação na adversidade, através da caridade e da compreensão mútua” em relação às outras comunidades religiosas. D. Gabriel Kassab, esclarece que nos 3 jardins infantis da Igreja em Bassorá, a larga maioria dos alunos é muçulmana. As boas relações com os muçulmanos e, nomeadamente, com o clérigo xiita de Bassorá, Sayd Ali, levam o prelado a equacionar de forma optimista o futuro.

“Graças aos benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre e de outras organizações, podemos continuar a oferecer esperança. Digam a todos estes amigos anónimos que foram verdadeiros anjos de misericórdia em momentos de necessidade”, agradeceu D. Gabriel Kassab.

O prelado caldeu recorda que os representantes da Ajuda à Igreja que Sofre foram os primeiros a visitá-lo após os bombardeamentos da força da coligação internacional ao Iraque em 2003. Nessa altura, afirmou ironicamente durante uma entrevista: “Recebi um presente de Bush, que aterrou no meu quarto – parte de uma bomba!”.

Actualmente, D. Gabriel Kassab estima que existam cerca de mil famílias cristã em Bassorá. Muitas destas famílias haviam fugido para países vizinhos com receio do terrorismo, mas estão lentamente a regressar. O prelado pede o apoio do Ocidente para garantir a continuidade da presença cristã no Médio Oriente, de forma a que os cristãos “possam vir ser o fermento no interior da sociedade que agora está a nascer”.

A construção desta nova sociedade depende, em larga medida, da definição das leis fundamentais do país. Em vésperas da primeira sessão parlamentar da nova Assembleia Nacional, os representantes políticos xiitas e curdos estão em conversações com a comunidade sunita (que boicotaram as eleições de Janeiro), para que os sunitas possam participar na discussão da nova Constituição iraquiana.

Departamento de
Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre