A vida de Alguém, por inteiro, esculpida numa árvore!?
2005-03-13 22:39:29

Cruz do Eterno, redenção do homem Igreja Matriz da Amadora...até 8 de Abril
Está patente na Igreja Matriz da Amadora uma exposição sobre os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, conforme tradição e relato dos Evangelhos.

Com o apoio do Museu de Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata, são expostas, nas capelas que circundam o Altar-Mor da Igreja Matriz da Amadora, peças em vários materiais, de invulgar valor patrimonial e artístico. A exposição reflecte particularmente o mistério da Cruz nos últimos quatro séculos do Cristianismo, com especial incidência na cultura africana e europeia.

Destacamos: Passos da Vida de Cristo, ébano, arte Makua, Tanzânia, a vida de Cristo esculpida no tronco de uma árvore com centenas de anos; Crucifixo, madeira, prata e marfim, séc. XVIII; Cristo mutilado, madeira, séc. XVII; Cristo retirado da Cruz, madeira e terracota, Luís Mendes; Cristo, terracota, Rosa Ramalho; Cristo negro, ébano, Quénia; Cristo ressuscitado, terracota, Maria Amélia Carvalheira; Última Ceia, ébano, David G. Rikango, Tanzânia; Cruz processional, estanho, Etiópia; Crucifixo, madeira e madre pérola de 18 cm, séc. XIX, Portugal; Calvário de cera, franciscanos capuchinhos, Itália.

As visitas são gratuitas e podem efectuar-se durante o tempo em que a Igreja está aberta ao público, à excepção dos períodos de celebração.

Cruz do Eterno, redenção do homem é um espaço para reapreciar o sentido do Sagrado, na perspectiva da Fé ou por simples curiosidade cultural.

Num mundo marcado pela urgência do diálogo entre culturas e povos, torna-se necessário reforçar valores que podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Por iniciativa da Paróquia da Amadora, Cruz do Eterno, redenção do homem é uma proposta para cidade, inserida na caminhada para o ICNE (Congresso Internacional para a Nova Evangelização), a realizar em Novembro de 2005, em Lisboa.

Agradecemos divulgação e renovamos o convite para uma visita.