Paróquias em missão
2005-03-10 17:54:58

A Paróquia de Cristo-Rei (Portela) viveu de 26 de Fevereiro a 6 de Março uma “missão paroquial”, inserida nos dinamismos de preparação para o Congresso da Nova Evangelização (ICNE), em Lisboa.

De acordo com o programa apresentado na última edição, o objectivo assumido é o de um primeiro anúncio de Jesus Cristo em ambiente urbano.
Vítor Adragão, membro da Comunidade Emanuel e da comunidade paroquial em questão, explica à Agência ECCLESIA que não estamos na presença de um “treino” para a semana do ICNE, em Novembro, mas de uma “evangelização directa, que vai ficar mesmo depois de o Congresso acabar”.
“Uma missão paroquial é uma dinamização para colocar a paróquia em estado de missão: para dentro, assumindo-se como sinal vivo da Igreja, e para fora, anunciando Jesus Cristo a quem está nas margens”, sublinha.
A organização desta iniciativa passa por trazer missionários de fora, gente que está disponível para ajudar a paróquia em questão a viver este dinamismo. “Ao contrário das missões antigas, em que vinham os padres pregar uma missão, neste caso é a própria paróquia que se organiza em estado de missão com a ajuda de leigos de outras paróquias”, indica.
A decisão de levar por diante uma “missão paroquial” implica, portanto, que toda a comunidade esteja motivada para a missão e a assuma como sua. Na Portela, o balanço foi muito satisfatório, devido ao impacto positivo das quatro “missões de rua” em torno do Centro Comercial, e à “abertura das pessoas às propostas que foram feitas”.
“A experiência que tivemos foi a de sermos acolhidos com simpatia e interesse, com as pessoas a colocarem questões e prolongarem a conversa”, relata Vítor Adragão.
A missão passou também por todas as escolas e, no caso da secundária, ficou acordado que os missionários voltassem à escola para animar um encontro sobre os temas abordados: liberdade e responsabilidade; amor e sexualidade; o presente e o futuro.