João Paulo II: o avô que vai à frente dos jovens
2005-03-10 22:54:17

A pouco mais de cinco meses do início da XX Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Colónia (Alemanha) de 16 a 21 de Agosto, é grande o entusiasmo em torno da participação dos jovens portugueses neste evento mundial.

“Tenho a expectativa de que 6 a 8 mil jovens portugueses estarão em Colónia. Neste momento, estamos próximos dos três mil jovens inscritos, o que atendendo àquilo que se passou em Roma, o facto de esta Jornada Mundial decorrer, de novo, na Europa, e por tudo o que se está a fazer nas Dioceses, na Pastoral Universitária e nos Movimentos, tudo nos leva a crer que será esse o número”, referiu Oliveira de Sousa, ao programa de informação religiosa “Ventos e Marés” da Rádio Renascença.
Lembrando que o encontro de Colónia é mais uma etapa na peregrinação de fé, o Director do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DPNJ) sublinhou que “os caminhos destes últimos vinte anos têm sido uma peregrinação permanente ao lado do Santo Padre, que começa com os jovens, no vigor dos seus cinquenta e poucos anos, e que agora acompanhamos como um avô que vai à frente e que necessita do nosso apoio e da força dos jovens para continuar os caminhos da Igreja”.
Deste modo, e apesar do estado de saúde de João Paulo II inspirar alguns cuidados, “o entusiasmo é o mesmo, mas com a experiência acumulada de vinte anos, que já nos dão a tranquilidade para saber que esta proposta é um baluarte, uma coluna, na peregrinação que é o caminhar da Igreja na terra”, acrescentou.
A XX Jornada Mundial da Juventude, subordinada ao tema “Viemos adorá-Lo” (Mt 2,2), tem a sua preparação com os dias de encontro nas dioceses alemãs, de 11 a 15 de Agosto próximo.