paroquias.org
 

Notícias






Hans Kung recebe prémio Niwano para a paz
2005-03-02 18:38:07

O teólogo suíço Hans Kung é o vencedor da 22ª edição do prémio Niwano para a Paz, reconhecimento internacional concedido à obra desenvolvida em favor do diálogo inter-religioso pela paz.

O galardão é outorgado todos os anos, pela Fundação Niwano para a Paz, instituída em 1978, pelo líder budista japonês Nikkyo Niwano. O seu objectivo é premiar aqueles que trabalham na promoção da paz, em sectores como a religião, a filosofia, a cultura e a ciência.
Hans Kung foi professor de teologia na Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma, e em Tubingen, na Alemanha. Actualmente é Presidente da Fundação para a Ética Global.
A cerimónia de entrega do prémio, que consta de uma medalha e de uma dotação no valor de 150 mil Euros, terá lugar no dia 11 de Maio, em Tóquio.
O prémio foi atribuído a Kung por um comité de nove líderes religiosos, que o escolheram entre mil candidaturas, de 125 países.
A justificação da escolha refere que Kung é um dos "maiores teólogos do século XX", e que "com a sua actividade e pesquisa, promoveu não somente a unidade dos cristãos e os estudos sobre crenças abraamicas, mas também o hinduísmo, o budismo e outras".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia