Disponibilidade diferente
2001-05-01 10:33:31

O bispo de Beja considerou ontem, em Fátima, que os diáconos permanentes «são uma primeira etapa» para a possível «admissão» de padres casados, salientando que esta mudança «depende das Igrejas».

«No Ocidente, creio que a disciplina do celibatário teve as suas grandezas, mas também as suas misérias», considerou o D. Vitalino Dantas, salientando que «neste período, a Igreja manteve um clero que cumpria o seu voto de celibato e teve momentos áureos na sua história». Na sua opinião, «um padre casado tem de se dedicar à família» e por isso «não pode ter a mesma disponibilidade que um padre celibatário».
Questionado se a «admissão» de padres casados resolveria o problema da crise das vocações, o bispo afirmou que «na Europa há excedentes de padres», adiantando que «se os padres se dedicassem àquilo que é expecífico seu talvez chegassem para todas as comunidades». É que, «muitas vezes, o padre dedica-se a muitas outras coisas que não são bem da sua própria tarefa».

Fonte JN