Cisma na Igreja Anglicana cada vez mais próximo
2005-03-03 18:31:01

O Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, disse que há uma forte vontade na Igreja Anglicana de resolver os problemas que emergiram na última reunião dos primazes anglicanos, mas acrescentou que não se exclui a possibilidade de um cisma sobre a questão do casamento homossexual e da ordenação de bispos homossexuais.

A declaração do Arcebispo foi feita depois da reunião dos primazes anglicanos (máximo órgão de decisão da Igreja Anglicana), em que surgiu um convite a abandonar o Conselho até 2008, dirigido aos bispos norte-americanos e canadianos considerados pró-homossexuais.
Rowan. Williams disse que esta vontade foi muito clara durante os trabalhos. “Dar-nos tempo para falar claramente deve ser considerado uma evolução positiva”, declarou o Arcebispo, fazendo votos que essa pausa possa levar a um compromisso.
"Estamos mais numa fase de aconselhamento matrimonial do que numa disputa para divórcio", desdramatizou.
No encontro de líderes anglicanos foi pedido à Igreja Episcopal (designação da igreja anglicana nos Estados Unidos) e à Igreja Anglicana do Canadá para se retirarem do Conselho Consultivo Anglicano por três anos.
"Embora eu não consiga adivinhar que caminho vão tomar os responsáveis oficiais das igrejas norte americanas, foi-lhes dito que as suas escolhas unilaterais poderiam sair caro", disse o arcebispo de Cantuária, Rowan Williamns, à BBC, explicando o que foi dito aos lideres das igrejas americanas e canadianas numa reunião da semana passada com as 35 igrejas nacionais anglicanas.
As igrejas foram convidadas a explicar ao Conselho, em Junho, as razões teológicas da consagração de um homossexual como bispo de New Hampshire e a autorização, por uma diocese canadiana, de casamentos do mesmo sexo.