João Paulo II trabalha no hospital
2005-03-02 18:20:36

João Paulo II começou a trabalhar na Clínica Gemelli e hoje foi anunciada pela sala de imprensa da Santa Sé a nomeação de um Bispo auxiliar para a arquidiocese de Campo Grande, no Brasil.

As nomeações episcopais são publicadas pela Santa Sé apenas depois de o Papa ter dado a sua aprovação.
A recuperação e a reabilitação de João Paulo II, após a traqueotomia da semana passada, prossegue serenamente na Clínica Gemelli. O Papa teve uma noite tranquila, a sexta do mais recente internamento, e só amanhã,3 de Março, haverá boletim oficial sobre o seu estado de saúde.
Sem que haja nenhuma indicação de quando poderá João Paulo II sair do décimo andar do hospital, as câmaras de televisão permanecem apontadas para as janelas do “terceiro Vaticano”. O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, passou esta manhã pela Clínica Gemelli, para falar com os médicos, mas remeteu qualquer comentário para o comunicado de amanhã.
Após ter começado os exercícios de reabilitação respiratória e da fala esta semana, o Papa “surpreendeu” hoje o arcebispo de Colónia. O Cardeal Joachim Meisner esteve hoje com o Papa e revelou a sua surpresa por o ter encontrado “com uma voz muito mais forte” do que esperava.
À saída da Clínica Gemelli, o respeitado Cardeal disse aos jornalistas que insistiu com João Paulo II para que estivesse presente nas Jornadas Mundiais da Juventude, que vão ter lugar na cidade alemã no próximo mês de Agosto.
“Todos esperam o Papa em Colónia e disse-lhe que não seria necessário que falasse muito, mas que a sua presença seria importante”, declarou.
Apesar desta convalescência tranquila e dos progressos realizados, o encontro das quartas-feiras com os peregrinos foi, obviamente, cancelado. A audiência geral desta semana acontece, espontaneamente, diante da Clínica Gemelli, entre eles muitos polacos. Um grupo de 55 peregrinos da terra natal de João Paulo II trouxe-lhe mesmo mel “para ajudar a curar a garganta”.
Como tem sido habitual, diante da Gemelli há muitos jovens e peregrinos com flores para o Papa, entoando cânticos religiosos. Os embaixadores de seis países de tradição ortodoxa (Rússia, Bulgária, Sérvia-Montenegro, Roménia, Chipre e Grécia) levaram a João Paulo II um ícone da Virgem, tendo em conta a devoção mariana do Papa.
Apesar das limitações de João Paulo II, os processos seguem nos respectivos Dicastérios, dado que cada Congregação e Conselho Pontifício continua o seu trabalho até ao ponto em que as decisões são da competência exclusiva do Papa.
D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto, disse esta semana que “a máquina da Igreja não precisa de um Papa em actividade permanente, efectiva e normal. Ela funciona sem a saúde efectiva e activa de João Paulo II".

ONU apresenta votos de rápida recuperação ao Papa
A ONU apresentou hoje os seus “melhores votos” para uma rápida recuperação de João Paulo II, revelou Joaquín Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano, após uma visita do presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Jean Ping, ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão e presidente da 59ª Assembleia Geral da ONU, visitou esta manhã o Cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, num encontro em que também estiveram presentes o arcebispo Giovanni Lajolo, Secretário para as relações com os Estados, e o embaixador do Gabão na Santa Sé, Desiré Koumba.
De acordo com o comunicado oficial do Vaticano, Ping “pediu, em primeiro lugar, que fossem apresentadas ao Santa Padre as expressões de cordial saudação e dos melhores votos, por parte da ONU e a título pessoal”.
No decorrer do encontro foram discutidas as perspectivas de reforma das Nações Unidas, as “situações ainda preocupantes em diversos países da África” e, posteriormente, “alguns aspectos da colaboração entre Igreja e Estado no Gabão”, revelou Navarro-Valls.