Venezuela: A “liberdade” está sob ameaça, afirmam bispos
2005-03-01 22:51:51

A Venezuela é um país em risco de “cubanização”, garantem os bispos venezuelanos. Os prelados criticam a acção do Governo, falando de “manobras de intimidação” por parte do Presidente Hugo Chávez.

As relações entre a Igreja e o Estado são já uma memória distante, segundo a análise dos líderes da Igreja venezuelana. A Igreja está chocada com os esforços desenvolvido pelo Governo para enfraquecer o poder legislativo e judicial. Para os prelados o Presidente Chávez tem vindo a aumentar os seus poderes presidenciais, assim como terá expandido o poder dos militares, reforçando também os “stocks” de armamento do exército venezuelano.

Em declarações à Ajuda à Igreja que Sofre, o Arcebispo de Mérida e Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, D. Baltazar Cardozo, afirmou: “É a liberdade que está ameaçada, não apenas a liberdade religiosa”. D. Baltazar Cardozo considera que “os canais de expressão livre estão a ser bloqueados” e que “as instituições fundamentais num Estado de direito democrático estão a perder a sua autonomia”. A separação dos poderes é, na opinião do arcebispo, “uma farsa”.

O clero venezuelano acusa o Governo de vigiar e censurar todas as suas comunicações (e-mails, faxes e telefones) e recorda que quando os bispos exprimiram as suas preocupações foram duramente condenados por Hugo Chávez numa declaração recente transmitida pela televisão.

Os críticos do Presidente Chávez suspeitam das ligações com o regime cubano de Fidel Castro, que estarão na origem do plano para a criação de uma federação sul-americana, unida sob uma moeda única e que incluiria a Bolívia, o Peru, a Colômbia e o Equador. Para os prelados venezuelanos, esta federação constitui tão-somente a primeira fase de uma “cubanização” da Venezuela.

A Igreja da Venezuela debate-se também com graves problemas financeiros, uma vez que o financiamento por parte do Estado tem vindo a decrescer drasticamente nos últimos anos. Esta situação é agravada pela pouca generosidade dos crentes, apesar de 90% da população se afirmar católica.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
David Silva