Sair da Igreja e levar a Bíblia às famílias
2005-02-23 19:22:55

A paróquia de S. Cosme, Gondomar, em colaboração com os Franciscanos Capuchinhos, começam hoje, dia 18 de Fevereiro, uma missão bíblica que prolongar-se-á até ao dia 27 deste mês.

Esta iniciativa – integrada no Ano da Eucaristia – pretende ser “a semente para a criação de grupos bíblicos” – disse à Agência ECCLESIA Zélia Sousa, da equipa coordenadora.
Como a difusora Bíblica está a comemorar o seu cinquentenário e “mostrou-se disponível” para levar a Bíblia a casa das pessoas, esta paróquia da diocese do Porto aproveitou a caminhada e “quer ser fermento” para toda a população. No fundo é “sair da Igreja” e ir “até à Igreja doméstica” – referiu Zélia Sousa. A abertura da missão será com uma procissão de velas dos vários centros para a igreja matriz mas o “cerne de toda a missão reside nas Assembleia Familiares Vida e Bíblia”. Os animadores irão a casa das pessoas para “ler e reflectir textos bíblicos” – esclareceu. Nos momentos preparatórios – alguns meses –, os animadores sensibilizaram as pessoas “para abrirem as suas portas e deixarem entra a Bíblia”. Ao todo – sublinha Zélia Sousa –abrem as portas mais de duzentas famílias.
Um trabalho de evangelização e de “conhecimento do Livro dos Livros” que será levado a todas as faixas etárias de Gondomar. O encerramento será feito pelo bispo diocesano, D. Armindo Lopes Coelho, que pediu nas celebrações dos 50 anos de sacerdócio e 25 de ordenação episcopal para que a dinamização bíblica fosse uma realidade na diocese do Porto. Antes da Eucaristia de encerramento haverá uma procissão com a Bíblia até ao Monte Crasto.