Nova igreja de Alverca com carrilhão gigante
2005-02-23 13:22:40

A cidade de Alverca vai contar com uma nova igreja, dedicada aos Pastorinhos de Fátima, que tem a particularidade de incluir um carrilhão com 72 sinos, sendo considerado o segundo maior da Europa e o terceiro em todo o Mundo. A inauguração do templo está marcada para 1 de Maio próximo e promete ser uma festa memorável.

De acordo com o padre José Maria Cortes, os sinos do carrilhão, que será também o terceiro em Portugal, depois dos instalados há quase três séculos no Convento de Mafra e na Torre dos Clérigos do Porto, estão a ser construídos na Holanda e envolvem 40 toneladas de bronze. O transporte dos 72 sinos para Alverca terá lugar em duas fases primeiro os mais leves, que pesam cinco quilos, e depois os mais pesados, que chegam às oito toneladas.

Para garantir a construção da igreja, na zona sul de Alverca, em terrenos da urbanização da Quinta das Drogas cedidos pela Câmara Municipal, a paróquia de Alverca conta com o pagamento, por parte do Estado, de 20 por cento do total da obra. Quarenta por cento serão garantidos por empréstimo bancário pela própria paróquia, enquanto os restantes 40 por cento sairão da venda de património e também de apoios, por parte de empresas e particulares, que patrocinam sinos do carrilhão. Neste momento, cerca de dois terços dos sinos já têm mecenas, "com a contrapartida de poderem ter o seu nome gravado em cada sino que paguem".

O carrilhão custará meio milhão de euros, cerca de 10 por cento de todo o complexo religioso que inclui a nova igreja com capacidade para 500 pessoas, torre de 47 metros de altura para os sinos, o centro paroquial e um centro de actividades com auditório. O Santuário de Fátima ofereceu as imagens dos pastorinhos beatos Francisco e Jacinta e uma de Nossa Senhora para ficarem colocadas na nova Igreja dos Pastorinhos. As imagens serão transportadas por um helicóptero da Força Aérea no próprio dia da inauguração.

Fonte DN