paroquias.org
 

Notícias






Morte brutal de religiosa americana emociona Brasil
2005-02-16 13:07:50

A polícia brasileira esperava capturar "nas próximas horas" os quatro suspeitos do assassínio da freira norte-americana Dorothy Strang, de 74 anos, morta a tiro numa estrada do interior de Anapu, no Estado do Pará.

O crime, que ocorreu no sábado, está a emocionar o Brasil, pois ilustra a violência da luta pela posse da terra na Amazónia.

Strang foi interceptada por dois homens, quando se dirigia para uma reunião com agricultores. Segundo contou uma testemunha, a religiosa chegou a abrir uma Bíblia e leu um trecho aos sicários, antes de ser abatida por um deles.

A missionária trabalhava há duas décadas na região. No passado, tinha denunciado as ameaças dos latifundiários aos trabalhadores rurais. Também no sábado, outro homem foi assassinado, na propriedade do fazendeiro suspeito de ter ordenado a morte da freira.

A morte da irmã Dorothy Strang teve imediatos efeitos políticos. Ontem, em Brasília, houve uma reunião do Governo para discutir os conflitos rurais no Estado do Pará. O crime foi noticiado por jornais americanos, tendo sido publicados artigos com críticas duras ao Governo brasileiro.

Mas o conflito pela posse das terras é apenas uma das faces do problema mais vasto da conservação da floresta Amazónica. Brasília tem sido muito pressionada por organizações internacionais para travar todo o desenvolvimento agrícola na região. Há até movimentos que, por razões ambientais, exigem a "internacionalização" deste território (a respectiva gestão pela comunidade internacional), ideia que horroriza os políticos brasileiros. O Governo do Brasil argumenta que, por esta lógica, todos os recursos do planeta - do petróleo às obras de arte, passando pela água e os mercados financeiros - deveriam ser "internacionalizados".

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia