paroquias.org
 

Notícias






Capela de Goa foi restaurada
2001-04-30 13:12:46

A Fundação Oriente deu por concluídos os trabalhos de recuperação e restauro da Capela de Nossa Senhora do Monte, em Velha Goa, um dos seus mais simbólicos monumentos, cuja entrega oficial às autoridades goesas foi feita por João de Deus Ramos, administrador daquela fundação.


O monumento do século XVI foi restaurado com as mais avançadas técnicas e tecnologias disponíveis. Construída em 1517 no ponto mais alto da cidade, que foi chamada a "Roma do Oriente", terá sido abandonada no século XIX, provavelmente quando a capital de Goa se transferiu para Pangim, transformando-se, a partir de então, numa estrutura à mercê da inclemência do tempo, dos efeitos da monção e do crescimento espontâneo da vegetação que a invadia e povoava de répteis.

Preservar cultura
Foi nesse quadro de absoluta ruína e de alta probabilidade de se perder mais um monumento do rico património arquitectónico goês, considerado monumento nacional desde 1932, que Wilfried de Souza, então primeiro-ministro do Governo de Goa, solicitou em 1995 ao presidente do conselho de administração da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, a intervenção daquela instituição que acabara de instalar uma delegação em Goa.
A importância histórica, arquitectónica, artística e cognitiva do monumento, bem como a vontade de contribuir para a preservação da herança cultural portuguesa em Goa, mereceram o apoio da Fundação Oriente que, sob a orientação do arquitecto Luís Marreiros do IPPAR, iniciou a preparação do projecto de intervenção.
Os trabalhos agora concluídos iniciaram-se em Janeiro de 1999 e neles participaram várias empresas indianas e diversos técnicos portugueses, que asseguraram a consolidação da estrutura do monumento e o restauro de altares, retábulos, púlpito, escadaria monumental e acessos.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia