paroquias.org
 

Notícias






Papa apela ao fim do embargo contra Iraque
2001-04-28 15:37:52

O papa João Paulo II renovou hoje um apelo ao fim do embargo internacional contra o Iraque, indicando que rezava todos os dias pelo povo iraquiano. Hoje, o país celebra o 64º aniversário de Saddam Hussein, 10 anos após a guerra do Golfo.

O papa João Paulo II renovou hoje um apelo ao fim do embargo internacional contra o Iraque, indicando que rezava todos os dias pelo povo iraquiano.

«Quero que conheceis a minha estima pelo povo iraquiano, que recordo todos os dias nas minhas orações, face às dificuldades contínuas que enfrenta», declarou João Paulo II, ao receber as credenciais do novo embaixador iraquiano junto da Santa Sé, Abul Amir Al Ambari.

«O embargo continua a provocar vítimas e renovo o meu apelo à comunidade internacional para que essas pessoas inocentes não paguem mais as consequências de uma guerra destrutiva», acrescentou.

O Iraque está sujeito a um embargo imposto pela ONU desde a sua invasão à Kuwait, em Agosto de 1990.

Entretanto, o Papa teve de renunciar a uma peregrinação por ocasião do Jubileu do Ano 2000 a Ur, no Iraque, mítica cidade-natal do patriarca Abraão, por as condições de segurança não estarem garantidas.

Por outro lado, o Iraque celebra hoje com grande pompa o 64º aniversário do seu presidente Saddam Hussein, 10 anos após a guerra do Golfo. As festividades, iniciadas há vários dias em Bagdad, culminam hoje com uma cerimónia organizada em Takrit, cidade-natal do chefe de Estado, a 170 quilómetros de Bagdade, decorada com retratos gigantes do chefe de Estado e bandeirolas afirmando fidelidade à sua pessoa.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia