Apresentação de 3 livros sobre os mártires do século XX
2005-02-08 14:35:21

No próximo dia 9 de Fevereiro, vão ser apresentados 3 livros sobre os mártires do século XX. Em Ano de Eucaristia, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre em cooperação com o Apostolado da Oração, decidiu editar 3 livros de promoção da oração com os mártires, temática que se integra no próprio carisma da Fundação.

A sessão de lançamento decorrerá na sede da Fundação, em Lisboa (Telheiras), pelas 10H30, contando com a presença dos autores: Aura Miguel, a jornalista que tem acompanhado o Papa João Paulo II, e Didier Rance, director do secretariado francês da Ajuda à Igreja que Sofre, que integrou a Comissão Pontifícia para os Novos Mártires (comissão criada pela Santa Sé para preparação do Ano Jubilar).

Serão divulgadas as seguintes obras: Via Sacra com os Mártires do Século XX, de Aura Miguel; O Rosário com os Mártires do Século XX e ainda Rezar com os Mártires do Século XX, ambos escritos por Didier Rance.

Via Sacra com os Mártires do Século XX:

«É o que se propõe este pequeno livro: que, ao seguir os passos da Via Sacra dos mártires do século XX, possamos também nós crescer na fé e, confortados na esperança do exemplo de tantos que deram a vida por Cristo e pela Igreja, tornar-nos sinal de amor para com os outros, à semelhança dos discípulos de Cristo.»

Este livro, escrito pela jornalista Aura Miguel, propõe-nos uma meditação da Via Sacra, onde cada estação é ilustrada por episódios de martírio que, no último século, ocorreram na Europa, em África, na Ásia e nos países islâmicos.

O Rosário com os Mártires do Século XX:

«Se os mártires são glória de Deus e da Igreja, essa glória não dispensa o cristão de ajudar os que continuam a ser perseguidos»

Livro de oração do Rosário com meditações e intenções de oração que lembram os que em todo o mundo são ainda perseguidos por causa da fé que professam.

Rezar com os Mártires do Século XX:

«A perseguição e o martírio pela fé têm alimentado, desde o tempo dos Apóstolos, o desenvolvimento da oração cristã, e muito particularmente o da oração pessoal.»

Quinze relatos sobre a vida de pessoas como Edith Stein, D. Óscar Romero ou John Bradburne, cujos exemplos de entrega ao próximo concretizam o pensamento: “ninguém tem maior amor do que aquele que dá vida pelos seus amigos” (João 15, 13).

4/2/2005
Departamento de Informação