paroquias.org
 

Notícias






Terço sobre a Quaresma
2005-02-17 13:51:33

Quaresma é um tempo de especial graça, é tempo favorável para nos convertermos. Nós, como Igreja, nos preparamos para viver e celebrar o Mistério da Reconciliação, cada vez com um coração mais convertido. Este é o sentido: converter nosso coração ao Senhor.
Meditemos neste terço sobre alguns meios que a Igreja nos propõe para poder nos prepararmos adequadamente para a celebração dos mistérios centrais da nossa fé.


Indicações: Selecionar os coros e os cantos antes do início do terço.

Todos: Pelo Sinal da Santa Cruz, livra-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Rezam-se as orações tradicionais.

PRIMEIRA MEDITAÇÃO: A iniciativa sempre é de Deus
Há dois meios que a Igreja nos propõe para este tempo litúrgico da Quaresma, que nos manifestam claramente que a iniciativa parte de Deus-Amor. Por um lado, nos propõe a ter uma escuta atenta e reverente da Palavra de Deus. Devemos ter durante esta Quaresma um constante contato com a Palavra Divina. Deus mesmo sai a nosso encontro e nos convida a nos preparar nutrindo-nos de sua própria Palavra. Esta leitura da Palavra de Deus leva-nos a uma oração mais intensa, e este é o segundo meio. Devemos nos nutrir da oração durante esta Quaresma, para não sucumbir e sair fortalecidos diante das tentações de Satanás. Esta oração deve mostrar nossa reconciliação com Deus que nos convida ao amor.
Pai nosso...
SEGUNDA MEDITAÇÃO: Cooperar com a graça de Deus
Outro meio que nos é proposto durante a Quaresma é receber os sacramentos da reconciliação e da Eucaristia. É necessário recorrer à misericórdia do Senhor. Para nos convertermos devemos deixar todo pecado. Mas sozinhos não podemos. Confiemos no perdão que o Senhor nos oferece. Não há pecado que Ele não possa nos perdoar. E vamos também ao encontro do Filho de Santa Maria, realmente presente na Eucaristia. Ele mesmo se oferece por nós e se entrega no altar da reconciliação.
Pai nosso...
TERCEIRA MEDITAÇÃO: O jejum e a abstinência
Dois meios que nos ajudam a ir preparando melhor nosso coração. Devemos tomar consciência da bênção que o Senhor nos dá. Muitos não se dão contam da importância disto. Quantos de nós sabemos do jejum e abstinência de todas as sextas-feiras de Quaresma, como preparação. E quantos de nós realmente o vivemos?
Muito importante é também a mortificação e a renúncia em algumas circunstâncias ordinárias de nossa vida, ocasiões para nos aproximarmos da luz do Senhor e conformarmos com Ele, purificando nossos corações.
Nesta meditação vamos cantar o primeiro Ave Maria.
Pai nosso...
QUARTA MEDITAÇÃO: Chamado à conversão
O Senhor nos convida a nos convertermos a Ele. Devemos chegar ao fundo de nós mesmos, pois se trata de morrer a todo o que é morte para ressuscitar a uma vida nova no Senhor.
Confiemos na misericórdia de Deus. Escutemos o que Ele mesmo nos diz na Escritura: (fazer uma pausa)
«E vos darei um coração novo, infundirei em vossos corações um espírito novo, tirarei de vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne»
Pai nosso...
QUINTA MEDITAÇÃO: Em companhia de Maria
E todo este caminho que empreendemos, o fazemos na companhia terna e amorosa de nossa Santa Mãe. Ela é guia segura em nosso peregrinar à plena configuração com seu Filho, o Senhor Jesus. É Ela quem com sua intercessão nos ajuda a trocar nosso coração de pedra por um coração de carne.
Acolhamos a sua intercessão e confiemos a ela nossos esforços para viver intensamente este tempo de conversão.
Pai nosso...
Convertamos nosso coração, trabalhemos por nossa própria reconciliação pessoal, sempre guiado pela mão amorosa de nossa Mãe.
Terminemos nossa oração cantando a SALVE RAINHA.
Em nome Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Fonte ACI Digital

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia