paroquias.org
 

Notícias






Autoridades esperam 500 mil peregrinos nos dias 12 e 13 de Maio
2001-04-28 15:37:15

Entre 400 e 500 mil peregrinos são esperados nos dias 12 e 13 de Maio, em Fátima, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, durante a apresentação da «Operação Fátima 2001».

Carlos Zorrinho explicou que o Sistema Nacional de Protecção e Socorro (SNPS) está a preparar uma operação semelhante ao ano passado para receber os peregrinos que deverão acorrer a Fátima na primeira grande peregrinação aniversária de 2001.

Cerca de 380 agentes da PSP e GNR, 150 bombeiros, 22 médicos, 20 técnicos de serviço social, entre outros elementos da protecção civil, vão estar preparados para acolher os peregrinos e coordenar o trânsito na cidade.

«Estão criadas as condições para que a peregrinação a Fátima possa decorrer sem incidentes», afirmou Carlos Zorrinho, salientando que a afluência não deverá ser muito menor à que houve em 2000, durante a visita de João Paulo II.

O objectivo, explicou, é que esta operação «entre na rotina normal dos serviços de Protecção Civil e Socorro», constituindo "um extraordinário exercício de coordenação de esforços" dos vários agentes da SNPS.

Segundo Carlos Cunha, governador civil de Santarém, a peregrinação de Maio «é a maior concentração de portugueses que se verifica no território nacional durante o ano».

No entender deste responsável, as expectativas do número de peregrinos são maiores que nos anos anteriores à vinda do Papa porque os dias 12 e 13 de Maio correspondem a um fim-de-semana.

«Há muitas promessas por cumprir», afirmou, notando que muitos portugueses não foram a Fátima em 2000 porque temiam uma grande confusão, mas, este ano, «não vão deixar passar a oportunidade».

A mesma opinião manifestou Carlos Zorrinho, considerando que mais vale «pecar por excesso de meios do que por carência».

O governador civil apelou aos peregrinos para chegarem a Fátima com algumas horas de antecedência, advertindo que, durante as cerimónias e os momentos com maior afluência, as ruas centrais da cidade serão vedadas ao trânsito de forma a fazer «uma gestão dos veículos automóveis no miolo do centro».

Os autocarros com peregrinos serão encaminhados para os parques de estacionamento e terão, caso seja necessário, transferes para uma das rotundas de acesso ao Santuário.

Sairão dos parques após terem recolhido todos os peregrinos de forma a impedir eventuais paragens no meio do percurso.

No que diz respeito aos cuidados de saúde, os bombeiros vão instalar postos de atendimento num raio de 15 quilómetros em torno de Fátima e os hospitais de Leiria, Torres Novas, Tomar, Abrantes e Santarém estarão de prevenção durante estes dias.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia