paroquias.org
 

Notícias






Vinha de Raquel
2005-02-04 13:51:02

Estão a decorrer inscrições para o próximo Retiro Vinha de Raquel que será nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro. Os contactos para inscrição e informações são:

Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Av. Mª Helena Vieira da Silva, 12, Ig.,
1750-182 LISBOA
TM: 917 354 602
vinha.raquel@email.com


Apresentação e história do Projecto Vinha de Raquel

“Vinha de Raquel”- proporciona a qualquer pessoa, que tenha passado pela experiência de um ou mais abortos, a oportunidade de ultrapassar a sua dor espiritual e emocional. No retiro vive-se uma partilha espiritual centrada na pessoa de Cristo, no perdão de Deus, na Sua compaixão e misericórdia. Realizam-se exercícios psicológicos que ajudam a ultrapassar a dor, a angústia, o desgosto reprimido e a cólera. O Retiro termina com uma Celebração em memória das crianças não nascidas e Missa.

“Inscrições”- podem participar homens e mulheres que tenham estado envolvidos na experiência do aborto. Cada Retiro permite 8/10 inscrições e o preço por pessoa é 75 euros. Na impossibilidade de poderem pagar serão ajudados. Cada retiro tem a duração de um fim-de-semana; começa ás 18 horas de sexta e termina ás 17 horas de domingo. A confidencialidade é assegurada.

“Pessoas envolvidas” – O Retiro Vinha de Raquel funciona como uma terapia de grupo que envolve uma equipa interna; uma coordenadora, uma psicóloga, um sacerdote e outros colaboradores. A equipa externa envolve cerca de 30 pessoas, algumas exclusivamente dedicadas à oração (o Santíssimo está exposto durante todo o retiro). A equipa externa funciona como retaguarda e não tem qualquer contacto com os participantes.

“Onde e como nasceu o Projecto”- a mentora deste projecto foi a psicóloga norte–americana Theresa Burke, PhD, com o apoio da sua colaboradora Barbara Cullen. O seu projecto está presente nos EUA, Canadá, Austrália, Portugal, Irlanda e Espanha, sendo nestes países tutelado pela Igreja Católica.

“Como veio para Portugal”- em 1998, após o referendo do aborto, verificou-se a necessidade de ajudar as pessoas que tinham abortado. O Projecto foi conhecido e um grupo de pessoas dirigiram-se aos EUA onde receberam formação. Os 1ºs Retiros realizados em Portugal foram supervisionados por uma equipa de especialistas norte-americanos. Em Portugal o Projecto Vinha de Raquel foi acolhido e é tutelado pelo Departamento da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa.

“Data do próximo retiro” - 25/27 de Fevereiro de 2005


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia