Propostas para um novo humanismo
2005-01-26 17:43:13

Amanhã, dia 27 de Janeiro, D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa, encerra com “Propostas da Fé Cristã para um novo humanismo” o ciclo de conferências sobre «Um novo humanismo – Porquê?” que está a decorrer no Olivais Shopping Center e promovido pela Paróquia dos Olivais Sul, Lisboa.

A escolha deste tema deve-se aos “sinais do mundo” que mostram “que as pessoas não estão satisfeitas” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Helder Franco, pároco dos Olivais Sul. Como o mundo precisa de um “novo rosto”, dois conferencistas já abordaram os “anseios de mudança e um novo humanismo” (dia 18 de Janeiro) e “Caminhos para um novo humanismo” (dia 20 de Janeiro)
Perante os problemas da violência, da guerra e das catástrofes naturais, a comunidade “vive ansiosa” e o número de pessoas que tem assistido “demonstra isso” – sublinhou o Pe. Helder Franco. O novo humanismo é a “redescoberta” da capacidade que a pessoa tem “para reagir contra as situações adversas”. Uma iniciativa integrada na preparação do Congresso Internacional da Nova Evangelização, a realizar em Lisboa, Novembro de 2005.