paroquias.org
 

Notícias






Pastoral Catequética com nova publicação
2005-01-25 18:30:03

O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) acaba de publicar o primeiro número da revista “Pastoral Catequética”. Esta é uma publicação quadrimestral que, de acordo com o director do SNEC, Pe. Augusto Cabral, “vem preencher uma lacuna” que há muito se sentia na vida da Igreja em Portugal.

A revista pretende ainda satisfazer uma “necessidade pastoral” em três vertentes: a pedagogia religiosa em geral, a pedagogia e pastoral catequéticas e a pedagogia do ensino religioso escolar.
Neste primeiro exemplar, dedicado ao tema “Desafios pastorais de uma nova cultura”, encontramos contributos da Comissão Episcopal da Educação Cristã, dos Bispos D. Manuel Pelino e D. António Marto, dos especialistas Pe. Luis Otero e Etienne Verhack, bem como do Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo. As intervenções, agora transcritas, foram feitas em diversas iniciativas ligadas à Educação Cristã.
A “Pastoral Catequética” apresenta-se, assim, como “um espaço de formação, reflexão e informação dos eventos mais relevantes”, dentro das três vertentes anunciadas.
Ao leitor são oferecidos, neste número de estreia, temas de âmbito pastoral geral ao longo de 112 páginas: um olhar sobre a cultura e a religiosidade do nosso tempo; um ensaio de respostas e atitudes adequadas à nova realidade; por fim, uma concretização no âmbito específico da catequese e da realidade escolar.
A nova revista tem uma tiragem de 5000 exemplares, com um custo de 5 Euros (número avulso) ou de 10 Euros (assinatura de lançamento para 2005).
Para o futuro, o director do SNEC espera que a revista “tenha o melhor acolhimento de todos, neste seu aparecimento à luz do dia, pois pretendemos abri-la ao diálogo e partilha com todos os que se empenham neste trabalho apaixonante de educação integral”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia