paroquias.org
 

Notícias






Direitos da Familia
2005-01-26 10:59:09

Reflexão, muito importante e oportuna, para as famílias em período de eleições.

Compete ao Estado reconhecer os direitos que cabem por natureza à família, "protegendo-a, mas depois também promovê-la, apoiando-a no desempenho das suas funções, sem a substituir, sempre, pois, no respeito pelo princípio da subsidiariedade que não se esgota mas assume particular relevo neste domínio" - afirma o documento "Manifesto de Lisboa" , saído do Fórum «Mais Vida, Mais Família», realizado dia 22 de Janeiro. Este texto, assinado por treze instituições, refere também que é "indispensável assumir com coragem a não discriminação da família assente no casamento, nomeadamente no campo da tributação, e a promoção da conciliação entre a vida profissional e a familiar". A família deve ser "o núcleo destas e das demais políticas públicas sectoriais - urbanísticas, de transporte, de saúde, de segurança social - reforçando-se o carácter global, transversal e integrado da política familiar, que não pode ser reduzida a uma mera componente, marcadamente assistencialista, da política social" - avança o «Manifesto de Lisboa».
Os participantes do Fórum pediram também que se reconheça na família "a chave para a resolução holística de muitos dos problemas que afligem actualmente a nossa sociedade, para a prevenção das situações de risco e de exclusão social" revelando-se a sua promoção "o mais eficiente investimento social numa óptica custo-benefício de longo prazo".
Proteger e promover a família é, pois, e ainda, "defender a vida, toda a vida humana, quaisquer que sejam as suas circunstâncias, em qualquer fase do seu desenvolvimento, desde a concepção até à sua morte natural" - sublinha o comunicado final. Neste campo há que lutar contra "todas as ameaças" que se fazem notar especialmente no que diz respeito à "descriminalização do aborto, à legalização da eutanásia, à utilização de embriões humanos na investigação científica e noutras áreas, no campo da procriação medicamente assistida ou da clonagem".
Por último - acentua o documento - constitui um "desafio urgente para a nossa sociedade, nomeadamente nos meios de comunicação social", a promoção de uma "cultura da vida e da família, que seja sempre sinal do belo, do bom, do justo e do verdadeiro, que constituem referências universalmente reconhecidas independentemente de raça, nacionalidade ou credo".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia