paroquias.org
 

Notícias






Episcopados centro-americanos denunciam crise social e económica
2005-01-20 17:40:46

O Secretariado Episcopal da América Central publicou a mensagem "Fica connosco Senhor", resultado do encontro realizado em Novembro, na Costa Rica, que reuniu cerca de 50 bispos centro-americanos.

O documento destaca “a dramática situação das pessoas que são obrigadas a deixar a família e a Pátria, porque o próprio país não oferece garantias suficientes de sobrevivência", um retrato dos países latino-americanos que, anualmente, exportam milhares de imigrantes para os Estados Unidos e a Europa.
Os bispos criticam duramente as políticas promovidas por organismos internacionais, voltadas a ameaçar a vida desde o seu início: "o nascituro, a família, o matrimónio, a dignidade da mulher e a educação são alvo de constantes agressões", denunciam os bispos.
A segunda parte do documento é dedicada à globalização: segundo os prelados da América Central, a pobreza aumentou, assim como a corrupção, fenómeno que nos países centro-americanos é muito difundido, principalmente nas estruturas públicas. A corrupção, explicam os prelados, “suscitou um sentimento de desconfiança dos cidadãos em relação à política e ao poder”.
Os prelados da América Central insistem também no problema da proliferação das gangues juvenis. "A causa da multiplicação das gangues está na crise da família, na extrema pobreza, na marginalização e na falta de oportunidade de formação e de trabalho para os jovens. A repressão gera mais violência", destaca o documento.
No final do documento, os bispos mandam uma mensagem aos meios de comunicação da Igreja que, segundo eles, "são instrumentos estratégicos para a difusão do Evangelho".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia