Igreja Preocupada com Imigrantes
2001-04-26 21:12:17

A Igreja Católica portuguesa está preocupada com a situação de muitos imigrantes do Leste em Portugal, nomeadamente devido aos casos de exploração de mão-de-obra por parte das entidades empregadoras.

Reconhecendo que o Decreto-Lei 4/2001 - que altera o anterior 244/98 - "revela um salto qualitativo na abordagem do fenómeno da imigração", nomeadamente ao prever penalizações para quem "tratar mal" os imigrantes, os bispos católicos portugueses sublinham que permanecem para os trabalhadores estrangeiros em Portugal "dificuldades linguísticas, de habitação, de isolamento da família e de especulação à volta dos contratos e dos salários".

Reunida em Fátima, a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) analisou o facto de Portugal ser "um país de destino", depois de décadas como país de partida, para deixar o alerta no sentido de que "a necessidade de abrir fronteiras ter de ser devidamente ponderada". E isto porque para que "se equacione o direito a emigrar com o dever de salvaguardar o bem comum, quer dos habitantes locais, quer dos imigrantes".

Neste contexto, e querendo dar o exemplo no apoio e acompanhamento dos imigrantes que se radicam em Portugal, a Igreja Católica - que já está a desenvolver algumas acções ao nível do ensino da língua portuguesa - quer assumir uma acção mais eficaz, apontando, nomeadamente, para a criação de Secretariados Diocesanos de Migrações.

Fonte Público