paroquias.org
 

Notícias






Crescer na fé, crescer na unidade
2005-01-12 11:35:44

As Igrejas cristãs vão viver, a partir do próximo dia 18, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, naquela que representa a grande referência para a prática do diálogo ecu-ménico entre nós. Ano após ano são formulados votos para que esta preocupação esteja presente na vida dos cristãos ao longo de todos os Domingos, mas é fundamentalmente nesses oito dias que a Unidade dos cristãos provoca encontros de oração, partilha e reflexão.

O Movimento Ecuménico é hoje um dado adquirido para os cristãos em geral. Afirmou-se primeiro fora da Igreja Católica, mas desde o Vaticano II que os católicos se encontram também empenhados, a todos os níveis, em promover a unidade visível entre todos os cristãos.
Celebrada anualmente de 18 a 25 de Janeiro, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos tem este ano como tema de fundo uma passagem da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, “Cristo, único fundamento da Igreja” (1Co 3,1-23).
A celebração mundial deste tempo de oração começou na Igreja Episcopal [anglicana], nos EUA, em 1908, por iniciativa do Reverendo Padre Paul Wattson. O espaço temporal compreendia as festas litúrgicas da cátedra de São Pedro e do apóstolo São Paulo.
Actualmente, a Semana de Oração é celebrada por milhões de cristãos no mundo. O decreto sobre o ecumenismo do Concílio Vaticano II, promulgado em 1964, considerou a oração como a “alma” do movimento ecuménico e animou esta celebração.
A iniciativa não pretende ser, contudo, apenas um conjunto de celebrações, assumindo-se como uma oportunidade única para educar as comunidades cristãs no caminho da reconciliação e planear acções ecuménicas em permanência, dentro das mesmas.

Datas a reter
1740 - Na Escócia, nascimento de um movimento pentecostal com ligações na América do Norte, cuja mensagem para a renovação da fé convida à oração com e por todas as Igrejas.
1820 - O Reverendo James Haldane Stewart publica “Conselhos para a união geral dos cristãos, em vista de uma efusão do Espírito” (Hints for the outpouring of the Spirit).
1840 - O Reverendo Ignatius Spencer, um convertido ao catolicismo romano, sugere uma “União de oração pela unidade”.
1867 - A primeira Assembleia dos bispos anglicanos em Lambeth, na introdução às resoluções, insiste na oração pela unidade.
1894 - O Papa Leão XIII encoraja a prática de um Oitavário de Oração pela unidade no contexto de Pentecostes.
1908 - Celebração da “Oitava pela unidade da Igreja” por iniciativa do Reverendo Padre Paul Wattson.
1926 - O Movimento Fé e Constituição começa a publicação de “Sugestões para um Oitavário de Oração pela Unidade dos cristãos”.
1935 - Na França, o Padre Paul Couturier torna-se o advogado da “Semana Universal de Oração pela Unidade dos Cristãos concebida sobre a base de uma oração pela unidade que Cristo quer e pelos meios que Ele quer”.
1958 - O Centro “Unidade Cristã” de Lyon (França) começa a preparar o tema para a Semana de Oração em colaboração com a Comissão “Fé e Constituição” do Conselho Mundial de Igrejas.
1964 - O Decreto sobre o Ecu-menismo, do Concílio Vaticano II, sublinha que a oração é a alma do movimento ecuménico, e encoraja a prática da Semana de Oração. Em Jerusalém, o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras I rezam juntos a oração de Cristo “que todos sejam um” (Jo 17).
1966 - A Comissão “Fé e Constituição” (Conselho Ecuménico das Igrejas) e o Secretariado para a Unidade dos Cristãos (hoje Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos) da Igreja Católica decidem preparar juntos o texto para a Semana de Oração de cada ano.
Pela primeira vez, a “Oração pela Unidade” é celebrada com base nos textos elaborados em colaboração entre “Fé e Constituição” e o Secretariado para a unidade dos cristãos.
2004 - A Comissão Fé e Constituição (CEI) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos decidem que os textos em francês e inglês da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos serão publicações conjuntas desses dois organismos.

Propostas da Eslováquia
A publicação que serve de apoio às celebrações durante a Semana de Oração foi este ano elaborada sob proposta de grupo ecuménico composto por membros do Comité Teológico do Conselho Ecuménico das Igrejas da Eslováquia. A tradução portuguesa é da responsabilidade da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil.
O Secretário do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Pe. Brian Farrell, escreve às comunidades católicas, encorajando-as “a fazer bom uso deste texto, naturalmente durante uma semana especial, mas também como base da oração pessoal e de orações públicas pela unidade ao longo do ano”.
A passagem bíblica “Cristo, único fundamento da Igreja” (1Co 3,1-23) serve de mote para uma série de reflexões e de momentos de oração esquematizados a partir de uma ideia central: só pode crescer na fé quem cresce na unidade com os seus irmãos.
Este tema foi elaborado num contexto caracterizado pelas novas possibilidades de crescimento que se oferecem à Igreja. Há mais de dez anos, as igrejas na Eslováquia passam por um período de renovação e de desenvolvimento, depois de terem vivido, durante aproximadamente quarenta anos, uma situação política que, embora lhes permitisse existir, impedia o seu desenvolvimento e limitava o seu testemunho na sociedade.
Para preparar o tema da Oração pela Unidade deste ano, o grupo reflectiu sobre as seguintes questões: 1. Qual é o fundamento sobre o qual se constrói a nova “existência” das igrejas? 2. Existe um espaço de crescimento na unidade simultâneo ao processo de crescimento das respectivas comunidades confessionais? 3. Quais são os meios para reforçar o serviço da Igreja? No Novo Testamento encontramos epístolas dirigidas às Igrejas para encorajá-las no crescimento espiritual pois elas vivem em um mundo frequentemente hostil aos valores do Evangelho.
O desejo do grupo de preparação é que estas considerações possam estimular todas as Igrejas no seu contexto específico, qualquer que seja a situação na qual se encontrem as comunidades cristãs, quer se trate de crescimento ou de declínio.
Reflectindo sobre a experiência de crescimento na fé na Eslováquia, concluiu-se que ela é realmente um dom para todas as igrejas deste país. Pessoas que se tinham mantido afastadas das igrejas antes dos acontecimentos de 1989 começaram a reaproximar-se delas para encontrar respostas às questões importantes da própria vida.
Isso mostra que as Igrejas, no seu modo de difundir a mensagem do Evangelho, tiveram de se adaptar a esse novo contexto. A situação na Eslováquia, então, não era muito diferente daquela encontrada por Paulo quando ajudou a Igreja de Corinto a crescer.
A maior parte das Igrejas da Eslováquia celebram a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Em muitos lugares, os cristãos de diversas confissões se encontram nessa ocasião. Desde 2003, os movimentos cristãos de juventude da Eslováquia organizam encontros ecuménicos de oração, especialmente em Janeiro. Um dos acontecimentos mais marcantes da Semana consiste em uma importante celebração ecuménica da qual participam representantes da maioria das Igrejas que aderem ao movimento ecuménico além de representantes da vida civil e política.
Esse momento de oração é transmitido em directo pela televisão pública eslovaca em cadeia nacional.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia