Revisão da Concordata dificilmente será base do futuro documento
2001-04-26 21:08:44

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Policarpo, manifestou-se hoje convicto de que o actual texto de revisão da Concordata dificilmente será a base do futuro documento.

Segundo o cardeal patriarca de Lisboa, esta convicção baseia-se na linguagem ultrapassada do texto da Concordata, assinada em 1940, entre Portugal e o Vaticano.
D. José Policarpo realçou ainda que o processo iniciado esta semana pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, em Roma, "é muito diferente" do de 1940, pois nessa altura "tratava-se de pôr fim a um largo período de conflito entre o Estado e a Igreja", cita a Lusa.
O cardeal patriarca reafirmou também o regozijo da Igreja Católica pela Lei de Liberdade Religiosa que hoje é votada no Parlamento (tendo já aprovação garantida) e lembrou que esse diploma tem que "enquadrar uma Concordata que está em vigor", já que esta, "como tratado internacional, prevalece sobre as leis nacionais".
D. José Policarpo reafirmou ainda, em nome do episcopado, que "as políticas nacionais não podem seguir as ondas de crise do país" e que "é urgente repensar Portugal", cita a TSF. No final da Assembleia Plenária da CEP, foi aprovado um documento sobre "A crise da sociedade e da civilização" que afirma, entre outras coisas, que "as leis [actuais] decorrem ao sabor de critérios imediatistas e pragmáticos".

Fonte Público