paroquias.org
 

Notícias






Justiça lenta no Vaticano
2005-01-10 17:37:38

A lentidão judiciária no Vaticano é uma das preocupações do seu promotor de justiça, Nicola Picardi. Quase 90% dos roubos cometidos no território do Vaticano, em particular na Praça de São Pedro e nos museus vaticanos, não foram punidos em 2004.

Falando na abertura do novo ano judicial, Picardi explicou que a maioria dos criminosos nunca são encontrados ou identificados e que os capturados raramente vão a tribunal, devido a complicações burocráticas relacionadas com a nacionalidade dos criminosos.
No Vaticano espera-se em média 466 dias para encerrar um caso penal e 1033 para solucionar um caso de direito civil. Nesse sentido, Nicola Picardi vincou a necessidade de “racionalizar os encargos de trabalho das figuras profissionais que supervisionam o funcionamento da engrenagem judiciária vaticana”, de modo a agilizar a solução das centenas de casos originados pelo fluxo de milhões de peregrinos que todos os anos visitam São Pedro.
O ano de 2004 foi caracterizado, segundo Picardi, por "investigações de polícia judiciária particularmente delicadas, culminadas também com a adopção de medidas coercivas em relação aos cidadãos estrangeiros".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia