Partilha das Famílias e Voluntários - 9 de Janeiro (16h) - Estoril
2005-01-06 19:44:51

Durante uma semana, o Espírito de Taizé passou por nós
e serviu de consolo num momento particularmente dramático para o mundo, ainda incrédulo perante a dimensão do drama no sudeste asiático.
Jovens, crianças e adultos abraçaram-se num sentido encontro de gerações como há muito não se via.
Ao longo de manhãs e tardes preenchidas com orações e momentos de reflexão, numa organização impecável,
os peregrinos de toda a Europa mostraram como é possível estar atento aos sinais de esperança e de fé na nossa sociedade.

Com o seu testemunho, cumpriram o objectivo a que se tinham proposto: devolver o gosto por Deus e pela vida, aprofundar a fé e olhar com confiança para os novos desafios.

Mas eis que, depois de tantos meses de trabalho e empenho pessoal e comunitário, depois de tantas e tantas horas gastas na preparação do Encontro Europeu,
já nos vemos a olhar com alegre saudade para os dias vividos a semana passada.
Confesso que gostava que os cinco dias do Encontro se perpetuassem pela vida inteira, tal foi a experiência magnífica sentida e partilhada entre nós.

Sentimos que valeu a pena o tempo gasto na organização e vivência do Encontro; sentimos que foi reconfortante ver os jovens agradecidos pelo magnífico acolhimento que lhes demos; sentimos quão bom foi ver as famílias de acolhimento felizes pelos jovens que receberam.
Apesar de pequenas dificuldades que eventualmente possam ter surgido, estou certo que o balanço é extremamente positivo e a experiência enriquecedora para todos nós.

Aqueles que já conheciam Taizé viveram um momento muito forte, mas em muitos outros jovens terá deixado uma abertura, uma inquietação, para que possam viver Deus sem medos, de uma forma actual, moderna

Por isso, o Encontro de Lisboa pode ser um desafio aos cristãos do nosso país, em relação ao modo como rezam,
como participam na discussão e solução dos problemas do país, sobretudo na maneira de apresentar Jesus aos que procuram a “espiritualidade” bem longe das comunidades cristãs.

Além disso, os momentos vividos nas nossas paróquias, sobretudo de manhã, permitiram reforçar a ideia de que é na comunidade de todos os dias, de todos os Domingos que a vida cristã se processa.

É, neste sentido, que gostaria de convidar as famílias do Estoril que acolheram jovens em suas casas e todos os voluntários que generosamente ajudaram na organização e acolhimento dos 350 jovens europeus, para participar num encontro de partilha a realizar-se na igreja paroquial do Estoril, já no próximo Domingo, dia 9 de Janeiro de 2005, às 16h00.

Teremos connosco, em princípio, um dos irmãos da comunidade de Taizé.
Gostaríamos de ouvir as vossas experiências e recordar os belos momentos vividos.

Aproveito ainda para desejar a todos vocês a continuação de um feliz ano novo.

Um abraço amigo e muito grato
Pe. Nuno Westwood
Vigário Paroquial de Santo António do Estoril