Enciclopédia Católica on-line
2005-01-05 19:29:30

A “Enciclopédia Católica Popular”, da autoria de D. Manuel Falcão, Bispo Emérito de Beja e membro da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais (CECS) da CEP, está disponível para consulta no site da Agência ECCLESIA.

Em www.ecclesia.pt/catolicopedia é possível consultar as 1981 entradas, de A a Z, que dão corpo a este elucidário de termos em uso na vida Igreja, abrangendo as várias ciências teológicas e servindo-se de referências constantes aos livros da Escritura e aos principais documentos do Magistério.
A pesquisa pode ser feita por ordem alfabética ou por palavra (entrada). No caso da palavra “Baptismo” surgem como resultado da pesquisa as seguintes entradas: Baptismo, Baptismo do Senhor e imersão (Baptismo por).
O leitor da Agência ECCLESIA pode agora, em caso de dúvidas, consultar este projecto inédito. Em caso se sentir necessidade de formular críticas ou sugestões relativas a algumas das entradas, está aberta uma ligação que permite enviar as mesmas seja ao autor seja à Paulinas editora.
A ideia de criar um livro que explicasse de forma acessível termos usados na doutrina e prática da Igreja nasceu no seio da CECS, como revelou à Agência ECCLESIA o presidente da mesma, D. João Alves. “Nos nossos encontros com os jornalistas, organizados anualmente no mês de Setembro, foi-se constatando a necessidade de material seguro, que se pudesse consultar rapidamente”; recorda.
Da compilação de vocabulário e termos usados pela Igreja Católica destinada a jornalistas e outros comunicadores passou-se a esta Enciclopédia. O autor da obra revelou que este trabalho durou cerca de 2 anos e justificou-o com a necessidade de “dar um maior desenvolvimento a alguns termos”.
“Os comunicadores irão ganhar mais com esta publicação, que se apresenta mais desenvolvida”, assegurou D. Manuel Falcão, vincando que nunca se afastou da intenção original da obra.
O público-alvo da obra abrange não só os agentes da área da comunicação, mas também catequistas, membros de movimentos católicos, clérigos interessados na actualização doutrinária e pastoral e outras pessoas que queiram aprofundar a cultura católica. Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Manuel Falcão lembrou a sua preocupação por escrever “numa linguagem simples, que chegue ao grande público”.