Taizé no Mosteiro dos Jerónimos Anuncia Futuro de Paz
2005-01-03 11:07:15

A reconciliação entre cristãos como caminho para a paz mundial foi uma das notas das mensagens ontem deixadas no Mosteiro dos Jerónimos, por ocasião da missa presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa. A liturgia contou com a presença dos monges da comunidade monástica de Taizé (França), que estiveram em Lisboa para o Encontro Europeu de Jovens.

O final da cerimónia ficou marcado pela emoção e vontade de muitas pessoas que queriam saudar o irmão Roger, 89 anos, fundador de Taizé, em 1940.
Apoiado em dois outros monges da comunidade, sorrindo sempre, o ainda prior de Taizé cumprimentava as pessoas ou dirigia-lhes, de vez em quando, alguma palavra. Por duas vezes, os que estavam à sua volta aplaudiram-no, outras fotografavam-no, outras ainda desviavam o olhar, comovidos com o ancião que viam passar.
No início da missa, o irmão Roger referira-se às "velhas rupturas, mas também rupturas novas, [que] vêm abalar a comunhão" entre cristãos - a comunidade reúne, desde os primeiros anos, católicos e protestantes. "Os cristãos rezam todos a um mesmo Deus de amor; por que razão gastam por vezes tantas energias opondo-se uns aos outros?"
Essa busca da reconciliação e da paz - mensagem repetida ao longo dos cinco dias que durou o encontro em Portugal - foi também sublinhada pelo patriarca de Lisboa. Na sua homilia, D. José Policarpo disse que a presença dos 40 mil participantes, "vindos de tantos países da terra, anuncia um ‘‘futuro de paz’‘".
Celebrada em português e francês (a missa foi transmitida, via France 2, para dois milhões de espectadores na França, Bélgica e Canadá), os cânticos de Taizé deram uma nota diferente daquilo a que as pessoas estão habituadas. Melodias meditativas, são enriquecidos pelas quatro vozes, os instrumentos e os cânones.
Terminado o encontro, inserido naquilo que os monges de Taizé designam como "peregrinação de confiança através da terra", os monges ficarão ainda em Lisboa mais uns dias. A partir de quinta-feira e até dia 18 de Janeiro, voltarão a animar um tempo diário de oração na Igreja de São Nicolau (na Baixa), de segunda a sexta, às 19h15.
Entre os participantes - que incluíam jovens de outros continentes -, contavam-se quatro mil romenos e sérvios, ortodoxos na quase totalidade.

Fonte Público