Fundador dos Dehonianos beatificado a 24 de Abril do próximo ano
2005-01-02 12:08:20

O fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), Padre Leão Dehon, será beatificado por João Paulo II a 24 de Abril de 2005, durante a celebração eucarística na Praça de São Pedro.

Numa carta enviada à Congregação pelo Superior Geral dos SCJ, Pe. José Ornelas Carvalho, refere-se que “este acontecimento convida-nos a encontrar espaços comuns de partilha da oração e da nossa vida de fé, de reflexão e de formação à volta do património comum, mas impele-nos também para um novo empenho no serviço eclesial, social e missionário, segundo o exemplo do nosso Fundador”.
“Aprofundar e fazer conhecer a vida e a obra do Padre Dehon, como modelo de abertura ao desígnio de Deus e de serviço na transformação do mundo à luz do Evangelho, é o melhor modo de preparar a celebração da beatificação”, assinala o religioso português.
O Pe. Dehon nasceu em La Capelle, França, no ano de 1843, tendo fundado, em 1878, a Congregação religiosa dedicada ao Coração de Jesus. Na apresentação desta figura da Igreja que o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Saraiva Martins, fez ao Papa, destacava-se “o apostolado social e educativo” do futuro beato.
Os SCJ estão presentes em Portugal há mais de 50 anos, com comunidades em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Algarve, Madeira e Açores, além de actividade missionária em Moçambique, Madagáscar, Índia e, mais recentemente, Angola. Instituição respeitada no panorama católico do nosso país, congrega dois Bispos (D. António Braga e D. Manuel Quintas) e mais de 100 religiosos, distribuídos por casas de formação, escolas, paróquias e obras sociais.