paroquias.org
 

Notícias






Papa vai beatificar Pio IX eJoão XXIII
2000-09-03 00:10:14

O Papa João Paulo II vai beatificar no próximo domingo dois dos seus antecessores mais notáveis, Pio IX e João XXIII, o primeiro um dos mais conservadores pontífices do século XIX, acusado de anti-semitismo, e o segundo considerado como um dos mais progressistas líderes do Vaticano deste século.

Duas beatificações que são já consideradas como mais um acto histórico e teológico do Santo Padre para tentar satisfazer liberais e conservadores católicos.

Os dois papas que irão ser beatificados representam, de facto, momentos únicos nos pontificados de Roma. Pio IX esteve à frente do Vaticano entre 1846 e 1878, e João XXIII entre 1958 e 1963 e os dois tiveram visões antagónicas sobre o pontificado. Considerado o último «Papa-rei», Pio IX governou o centro de Itália, centralizando o poder, opondo-se à liberdade religiosa, combatendo estoicamente o modernismo e presidindo ao Primeiro Concílio Vaticano, que definiu a doutrina da infalibilidade da Fé e da Moral cristãs.

Nos antípodas da doutrina defendida por Pio IX, João XXIII convocou o II Concílio Vaticano (1962-1965) que conduziu a Igreja Católica até aos tempos modernos, terminou com a missa em latim e concedeu mais poderes aos bispos.

Especulando sobre as razões que levam João Paulo II a beatificar ao mesmo tempo e na mesma cerimónia aqueles dois papas, o semanário católico britânico, «The Tablet» afirmou em editorial: «Só pode ser analisada (a beatificação de Pio IX) à luz de uma medida destinada a funcionar como «contrapeso» à beatificação de João XXIII...
A conclusão é que o início da canonização de Pio IX é obra de um pequeno grupo de ultraconservadores».


Fonte FReligiao

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia