paroquias.org
 

Notícias






Lisboa: meditações do irmão Roger
2004-12-29 18:59:05

Irmão Roger de Taizé, Lisboa, terça-feira à noite, 28 de Dezembro de 2004

Estamos reconhecidos por nos encontrarmos em Lisboa. Vivendo nas margens do oceano, os portugueses, na sua história, foram os primeiros a percorrer o mundo inteiro. A sua intuição fala-nos e inspira a Europa.

No Evangelho, Cristo diz-nos: “Deixo-vos a Paz, dou-vos a minha Paz.” Durante estes dias gostaríamos de nos interrogar a nós próprios: que paz é essa que Deus nos dá? É, antes de mais, uma paz interior, a paz do nosso coração. É ela que nos faz lançar um olhar de esperança sobre o mundo, mesmo se este é frequentemente dilacerado por violências e conflitos.

Esta paz de Deus é também onde nos podemos apoiar a fim de contribuirmos para a construção da paz onde ela se encontra ameaçada.

A paz mundial é essencial para aliviar os sofrimentos, em particular para que as crianças que nascem não conheçam a angústia e a insegurança.

Hoje, receberam uma carta com base na qual poderão meditar durante todo o ano. Esta carta tem por título Um futuro de paz. Se actualmente queremos viver uma peregrinação de confiança através da terra, é porque estamos conscientes da urgência da paz.

Podemos contribuir para a paz na medida em que procuramos responder através das nossas vidas às seguintes perguntas: poderei tornar-me portador de confiança onde vivo? Estarei disposto a tentar compreender os outros cada vez melhor? Quando jovens, e também menos jovens, tomam a decisão interior de viver para a paz e para a confiança, conseguem fazer das suas vidas uma luz que irradia ao redor.

Alguns deles fazem a seguinte descoberta: para preparar caminhos humildes de paz, são conduzidos a simplificar as suas vidas com vista a uma partilha com os mais pobres. A paz constrói-se também através da oração. Gostaríamos de dizer a Deus: “Tu que nos amas, inspira o coração dos que procuram a paz tão indispensável em toda a terra. Concede-nos levar a confiança onde existem oposições.”

http://www.taize.fr/pt_article1522.html


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia