27º Encontro Europeu de Jovens
2004-12-27 18:16:36

A cidade de Lisboa acolhe, a partir de amanhã, o 27º Encontro Europeu de Jovens promovido pela Comunidade de Taizé. De 28 de Dezembro de 2004 a 1 de Janeiro de 2005, o nosso país vai ver os rostos e as cores de um Cristianismo em festa.

Na carta que o Ir. Roger, fundador da Comunidade de Taizé, enviou aos participantes do Encontro de Lisboa, sob o título “Um futuro de paz”, destaca-se a necessidade de dar uma resposta concreta e cristã aos que “aspiram hoje a um futuro de paz, a uma humanidade livre das sombras da violência”.
Nesse sentido, o Ir. Roger apresenta o testemunho dos muitos cristãos que, “através da sua própria vida, desejam tornar Cristo presente a muitos outros. Sabem que a Igreja não existe para ela própria, mas para o mundo, para depositar nele um fermento de paz”.
“«Comunhão» é um dos mais belos nomes que a Igreja tem: nela, não pode haver severidades recíprocas, mas só transparência, bondade do coração, compaixão… e assim se conseguem abrir as portas da santidade”, acrescenta.
A carta constata que há, “por todo o mundo, jovens cheios de vigor e de criatividade. Sabem que Deus não nos criou para sermos passivos e que a vida não está submetida aos acasos”.
Há 27 anos que a Comunidade de Taizé prepara anualmente um encontro europeu de jovens numa grande cidade do Continente. Esses encontros fazem parte de uma “peregrinação de confiança na terra” iniciada pela comunidade nos anos 70. Pela primeira vez, a “peregrinação de confiança” fará etapa no nosso país, com 40 miljovens cristãos de toda a Europa a viverem cinco dias de encontro e oração em Portugal.
Cerca de duas centenas de paróquias da Grande Lisboa e Vale do Tejo acolhem os jovens participantes provenientes de toda a Europa. Na carta em que anuncia o encontro ao Patriarcado de Lisboa, D. José Policarpo escreve: “este Encontro pode ser um sinal de que os jovens podem partilhar a esperança, não ter medo de Deus, e encontrarem na fé a força que os tornará protagonistas de um mundo novo. Acolhei os jovens, vossos irmãos, partilhai com eles a esperança, rompei com o cerco da indiferença, descobri um ideal, sede testemunhas da alegria”.
Durante o encontro, de manhã, em cada paróquia organiza-se uma oração e um tempo de reflexão e partilha com pessoas comprometidas a nível local. Todos os dias, ao meio dia e à noite, haverá duas orações comunitárias com todos os participantes, nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações.
De tarde, os irmãos animarão encontros de reflexão sobre vários temas. As reflexões em pequenos grupos durante a manhã em aproximadamente 200 paróquias de acolhimento alternarão com encontros temáticos durante a tarde. Serão propostos cerca de vinte temas, uns ligados ao aprofundamento da fé, outros às responsabilidades humanas a que os jovens podem responder, por exemplo, em situações de sofrimento. Outros temas favorecem o encontro das culturas através da arte e da música.
O Encontro de Lisboa é considerado pelos líderes cristãos como uma oportunidade de diálogo entre religiões, para a promoção da paz. Na mensagem que enviou à Comunidade de Taizé, João Paulo II afirma que Lisboa é uma “cidade aberta para o mundo”, pedindo aos jovens que também mostrem essa atitude “para fazer do planeta uma sociedade cada vez mais fraterna”.
Kofi Annan, secretário-geral da ONU, considera que este Encontro “é para nós um incentivo e um sinal de esperança”. “Juntos, podemos fazer mudar as coisas e construir para todos um futuro de paz e de prosperidade”, assegura.
A Feira Internacional de Lisboa (FIL) será transformada nestes dias em local de oração. Dois pavilhões, com pilares de inspiração manuelina e decorados com azulejos, serão o local onde ressoarão os cânticos de Taizé à tarde (13h15) e à noite (19h30). O Irmão Roger fará uma meditação que será traduzida em cerca de vinte línguas durante cada oração da noite.