Cardeal apela ao voto
2004-12-27 10:46:53

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, aproveitou a homilia da noite de Natal para lembrar as “responsabilidades democráticas” dos portugueses, num apelo directo ao voto nas próximas eleições legislativas.

“Mais uma vez vamos discutir, confrontar, procurar caminhos para Portugal, soluções para problemas, objectivos a atingir, modelos de desenvolvimento e convivência”, afirmou D. José Policarpo perante uma assembleia de crentes na Sé Patriarcal de Lisboa. “Que os cristãos não se alheiem deste momento, no exercício pleno das suas responsabilidades democráticas.”

Defendendo que o País vive um momento particularmente importante, o cardeal pediu ainda aos crentes que “lutem por objectivos e soluções que concretizem o ideial de sociedade” em que acreditam e garantam os valores que defendem, “não apenas na defesa da fé, mas também na dignidade da pessoa humana”.

A finalizar, lembrou a importância da participação dos cristãos na vida democrática, pois “são os cristãos que guardam a força criativa de Deus no coração”.

MINISTRO NO VATICANO

O Cardeal Patriarca de Lisboa é um dos nomes mais apontados no Vaticano para integrar a Cúria Romana, uma espécie de governo da Igreja Católica, no pontificado que suceder ao actual Papa João Paulo II.

Segundo fontes do Vaticano citadas este fim-de-semana pelo ‘Expresso’, D. José Policarpo é “insistentemente referido” como possível “ministro”, não sendo a isso alheia a remodelação da equipa episcopal na diocese de Lisboa.

O nome do cardeal tem sido também apontado como o possível sucessor de João Paulo II. Neste momento, tem já três lugares em órgãos pontifícios.

Fonte CM