Presépio ao Vivo em Vale (São Cosme)
2004-12-21 00:30:51

A iniciativa teve lugar pela primeira vez no ano passado, mas parece ter vindo para ficar: depois do sucesso auferido em 2003, pelo segundo ano consecutivo a JAC – Jovens Amigos do Centro, leva a cabo a construção de um Presépio ao Vivo.

Todos os figurantes são devidamente vestidos com trajes alusivos ao Presépio, não faltando o bebé recém nascido, a beleza dos pormenores, os cenários decorados a rigor e a generosidade dos «pequenos grandes» actores que dão vida a esta obra, que se manterá «em cena» até ao próximo dia 9 de Janeiro.

À semelhança do ano passado, que registou a passagem de mais de 2000 visitas, o Presépio ao Vivo estará patente no rés-do-chão da Residência Paroquial desta freguesia.

A entrada é livre. Contudo, apela-se à generosidade de todos aqueles que visitarem o Presépio, revertendo as receitas em benefício das obras sociais da paróquia.

Os horários de exibição serão os seguintes:

- 26 de Dezembro, 2 de Janeiro e 9 de Janeiro (Domingos): das 10:30h às 12:00h e das 15:00h às 18:00h
- 8 de Janeiro (Sábado): das 18:30h às 19:30h e das 20:30h às 21:00h

A estruturação, montagem e construção do Presépio são da total responsabilidade da JAC, enquanto que os cerca de 30 figurinos distribuídos pelos 12 quadros, serão interpretados pelos elementos do Agrupamento 364 do Corpo Nacional de Escutas e outras crianças e adolescentes que se quiseram associar. Desta forma, estabelece-se assim uma harmoniosa relação de parceria entre duas forças vivas da paróquia.

Com esta iniciativa, não se pretende que o Presépio seja apenas mais um museu ou uma mera encenação, mas algo que implique directamente com a vida das pessoas em geral e dos paroquianos em particular.

Desta forma, o Presépio ao Vivo será mais um ponto forte, seguramente, deste Natal 2004 vivido na Paróquia de Vale São Cosme e São Damião.

«Resgatar o verdadeiro sentido do Natal» - é este o propósito que estimula a segunda edição do Presépio ao Vivo em Vale (São Cosme).

JAC - Jovens Amigos do Centro