paroquias.org
 

Notícias






Capital do pão
2004-12-20 19:00:14

“Convidar a população que passasse por Lisboa, residente ou não, a celebrar o pão connosco” – disse à Agência ECCLESIA Henrique Pinto, director da CAIS - Circuito de Apoio e Integração aos sem-abrigo – sobre a iniciativa “Pão de todos” que decorreu na capital, de 17 a 19 de Dezembro.

Ao todo distribuíram-se cerca de 13 mil pães aos circulantes. Para além desta oferta, os organizadores tiveram oportunidade de ouvir “histórias de cada um, os tormentos, o sofrimento e as alegrias” – sublinhou Henrique Pinto. E adianta: “não importa que os preços subam ou desçam. Em Portugal ainda há gente a passar fome e no limiar na pobreza. Gente abandonada”.
O pão - produzido numa tenda e patrocinado por algumas empresas - serviu para alimentar homens e mulheres que circulavam. A cidade de Lisboa tem uma taxa muito alta de “população idosa” e também “muitas mulheres”.
O rio separa as pessoas. Uma barreira transponível porque “notámos que veio muita gente da outra banda do Tejo” – mencionou o director da CAIS. O pão começava a ser produzido pela manhã e a distribuição tinha o seu início pelas tarde e “prolongava-se até às vinte horas”. Uma acção caritativa e didáctica porque mostravam como era produzido este bem essencial. “Muitos tiveram a mão na massa” – refere Henrique Pinto.
A animação não faltou e muitos grupos de música tradicional disponibilizaram-se para alegrar os beneficiários. Até os turistas – “um pouco surpreendidos” – marcaram a presença e dançaram com algumas idosas. Como o Natal está à porta, esta foi uma maneira diferente de celebrar o nascimento do «Rei» e anunciar que o «Pão de todos», “tudo à nossa volta é pertença de todos” – verificou Henrique Pinto.
A revista CAIS de Dezembro tem como tema central o pão. Uma publicação que “mantém o mesmo brilho estético” e neste número explica “como o pão é visto na tradição cristã e nalgumas confissões religiosas”. No fundo foi uma ideia “feliz” e talvez no futuro “possamos repetir a experiência” porque “notei muitas pessoas têm falta de pão”. E conclui: “é provável que isto dê origem a uma festa do pão”.
Para além desta distribuição, a iniciativa "Pão de todos" marca o lançamento da revista de Dezembro da CAIS, integralmente dedicada a este alimento.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia