Faro e Portimão congregam população para os Dez Milhões de Estrelas
2004-12-15 11:47:58

A acção nacional “Dez Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” promovida pela Cáritas Portuguesa através das Cáritas Diocesanas que, conforme noticiado, ocorrerá pelo segundo ano consecutivo na diocese algarvia, já tem programa delineado para o dia 18 de Dezembro no Barlavento e Sotavento algarvios.

Assim, pese embora as comunidades paroquiais algarvias do Barlavento e Sotavento possam simultaneamente organizar-se no sentido de dinamizarem elas próprias a acção de sensibilização para os valores da paz, da justiça e da solidariedade, haverá na diocese dois centros de convergência para as paróquias que não se organizem particularmente e queiram associar-se a Portimão e Faro.
Em Portimão, a concentração dos participantes será feita pelas 19 horas na “Alameda” em frente da igreja do Colégio, depois da caminhada oriunda das 3 paróquias da cidade, o­nde durante a tarde estará patente uma exposição de trabalhos alusivos à paz, realizados pelas crianças das catequeses das 3 comunidades paroquiais portimonenses.
Seguir-se-ão então algumas intervenções culturais e artísticas dos vários grupos paroquiais com coros, músicas e canções, havendo ainda um grupo de cantares populares, bem como a participação da Fanfarra dos Bombeiros da cidade.
Proceder-se-á então à progressiva iluminação do espaço da concentração e da fachada da igreja do Colégio com os fotofóros (vaso em terracota de 11 cm de altura com cera) e para encerrar a noite de sensibilização para a paz, justiça e solidariedade, terá lugar na igreja matriz de Portimão, pelas 21.30 horas, um “Concerto de Natal” pela Orquestra Regional do Algarve.
Em Faro, a população concentrar-se-á, a partir das 20.30 horas na rotunda, em frente à Escola Secundária João de Deus (Liceu), para iniciar depois a “Caminhada pela Paz” para o largo de São Luís, por volta das 21.00 horas.
Enquanto é feita a iluminação da fachada da capela de São Luís com os fotoforos, a animação cultural e artística da noite ficará a cargo do Grupo de Alunos do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, da Banda de Jazz da Associação Filarmónica de Faro, do Grupo de Dança da Escola Secundária João de Deus, coordenado pela professora Sofia Henriques, do Grupo de Jovens da Paróquia de São Pedro “Cantando a Palavra” e do popular cantor farense Vitor Silva.
A segunda fase da acção “Dez Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” será realizada, tal como o ano passado, a 24 de Dezembro, no seio do ambiente familiar da noite de consoada e o pretendido é que, em cada casa, entre as 21 e as 23.30 horas, se acenda uma vela, preferencialmente, colocada à janela por forma a ser vista da rua.