paroquias.org
 

Notícias






Basílica da Estrela com Sinos restaurados e com novas melodias
2004-12-10 15:01:16

Os sinos da Basílica da Estrela, que ontem começaram a regressar às torres do templo, vão poder tocar melodias mais complexas com a introdução de outra nota musical ao conjunto, segundo o especialista responsável.

Três dos 12 sinos da Basílica da Estrela que foram alvo de restauro foram içados ontem à tarde para a Torre Nascente do templo, e os restantes, com mais dois novos, deverão ser colocados em data ainda a marcar, explicou à Agência Lusa Carlos Jerónimo.
O engenheiro da empresa bracarense Serafim da Silva Jerónimo e Filhos, responsável pelo restauro dos sinos, revelou que a introdução de mais um sino no carrilhão da Basílica «com uma nota musical que anteriormente não existia, vai tornar possível tocar melodias mais complexas».
Este enriquecimento do conjunto é uma boa notícia para os habitantes da zona da Estrela, que ansiavam há um ano pelo regresso dos sinos, comentou à Lusa fonte da Basílica.
«As pessoas ficaram muito contentes por saber que os sinos vão voltar», acrescentou, garantindo que nunca ninguém se queixou de ser incomodado pelas badaladas.
A operação de recolocação dos sinos, que se iniciou ontem de manhã, exigiu a montagem de uma forte estrutura no monumento, incluindo a colocação de um carril que atravessa a Torre Nascente, descreveu Carlos Jerónimo.
Depois de içados, os sinos foram pousados num vagão que deslizou pelo carril até à torre e então colocados na sua “casa”.
A limpeza, afinação e restauro do conjunto destes colossos que pesam entre 400 e 4.000 quilogramas foi determinada pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), que pagou 250 mil Euros pelo trabalho.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia