paroquias.org
 

Notícias






100 mil jovens já se inscreveram para as Jornadas Mundiais da Juventude
2004-12-06 10:26:02

100 mil jovens de toda a Europa já se marcaram lugar para as XX Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que a cidade alemã de Colónia vai acolher de 11 a 21 de Agosto de 2005.

De acordo com Matthias Kopp, da organização do evento, este número é “muito satisfatório”, mas confirma que já começam a existir “dificuldades logísticas relativas à mobilidade dos peregrinos”.
A ideia das JMJ é iniciativa pessoal do Papa João Paulo II. Pouco antes da Páscoa do ano de 1984, no final do “Ano Santo”, o Papa convida a jovens de todo mundo para celebrar no Domingo de Ramos, em Roma – e chegaram muitíssimos. Entusiasmado pelo elevado número de participantes, o Papa escolheu o ano seguinte, declarado pela ONU como Ano da Juventude, para voltar a convidar a um grande encontro juvenil em Roma, no Domingo de Ramos.
Impressionado pelo sucesso dos primeiros encontros de jovens em Roma, o Papa anuncia festivamente em Roma, em Dezembro de 1985, a convocação imediata de um dia anual para a juventude. A partir daí celebra-se a cada 2 anos uma Jornada Mundial da Juventude, centralizada em lugares diferentes de todo mundo.
Em relação às JMJ de Colónia, os responsáveis destacam o “papel significativo do ecumenismo” no processo de preparação.
“Nas paróquias e em todo o país observamos um grande interesse da parte das outras confissões cristãs, como os Ortodoxos e a Igreja Evangélica”, revela à agência Sir Matthias Kopp.
As comunidades evangélicas de Colónia ofereceram as suas igrejas e centros para albergar manifestações e participantes das JMJ. Estima-se que mais de 800 mil jovens passem pela cidade alemã durante as Jornadas.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia