paroquias.org
 

Notícias






Patriarcado: Senhora da Conceição Rainha de Lisboa
2004-12-06 09:59:37

Junto ao Mosteiro dos Jerónimos, D. José Policarpo consagrou à Virgem a cidade de Lisboa e o futuro congresso da Nova Evangelização. O acontecimento juntou muitos fiéis, numa festa tipicamente lisboeta.

Bairristas como são, os lisboetas saudaram Nossa Senhora também ao som de marchas, cantadas por crianças.

Apesar do frio, os fiéis juntaram-se para rezar à Virgem. Na homilia, o Cardeal Patriarca sublinhou a profunda devoção dos lisboetas à Senhora da Conceição e apontou-a como modelo para todos.

"Sabeis porque é que Maria tem este poder de atrair: é porque tem um coração imaculado, é porque, verdadeiramente, quem atrai os homens e as mulheres de todos os tempos é Deus. Passará por nós essa atracção de Deus, com o nosso olhar, com o nosso sorriso, com a nossa palavra, com a nossa mão estendida, com a nossa coerência, com a nossa coragem. Porventura, nós podemos atrair para Deus os nossos irmãos e irmãs, mas fá-lo-emos na medida em que o nosso coração se aproximar da pureza do Reino de Deus. Quanto mais puro for o nosso coração, mais atraentes seremos, mais Deus passará por nós", disse.

Junto ao pórtico manuelino dos Jerónimos, D. José Policarpo corou uma imagem da Senhora da Conceição, a quem lhe confiou toda a cidade de Lisboa e o próximo congresso da Nova Evangelização.

"Senhora da Conceição, o povo cristão desta cidade ajoelhado a teus pés proclama-te Rainha de Lisboa e da Nova Evangelização. A ti nos consagramos Senhora, confiando à tua protecção quanto somos e quanto temos porque em ti pomos toda a nossa esperança", acrescentou.

No final desta vigília, que coincide também com os 150 anos do dogma da Imaculada, houve festa da melhor com muitos fados dedicados a Nossa Senhora.

http://www.rr.pt



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia