“Presépio na Cidade, Fonte de Alegria”
2004-12-02 21:11:05

O “Presépio na Cidade” vai este ano montar a sua Tenda na praça do Comércio, em Lisboa, de 2 a 22 de Dezembro. Este é projecto de leigos católicos, cujo lema para 2004 é “Presépio na Cidade, Fonte de Alegria”.

Entre as 13h e as 20h, os lisboetas, que já se habituaram a esta presença da Igreja no centro da cidade, têm ao seu dispor uma “tenda” com ateliers de construção de presépios, informações, espaços para o acolhimento, o encontro e a oração. Nas ruas, coros e teatros com encenações próprias da época e mensagens evangélicas, procurarão interpelar quem assiste.
Para os promotores da iniciativa, a missão do “Presépio” é “imbuir a cidade do Espírito de Natal , do Espírito da Paz e da Esperança e de Alegria, seja acolhendo as pessoas na Tenda, seja levando-lhes o Presépio”.
“Este ano vamos ir ao encontro das pessoas que andam nas ruas zona da Baixa/Chiado Lisboa, e convidá-las para todas as iniciativas que se vão desenrolar durante o mês de Dezembro e sobretudo a entrarem nas Igrejas , onde num clima de oração e acolhimento, poderão experimentar a presença do Menino Jesus, nas suas vidas”, asseguram.
Sendo uma iniciativa de um grupo de leigos católicos, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, este projecto é feito em regime de voluntariado e sem quaisquer actividades remuneradas ou comerciais.

Semana de Missão
O projecto “Presépio na Cidade 2004” está enquadrado no programa e na dinâmica do Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), que se vai realizar em Lisboa, em Novembro do próximo ano.
Durante a semana de 13 a19 de Dezembro muitas iniciativas se vão realizar, na zona da Baixa/Chiado, tanto nas Ruas, onde grupos de missionários irão ao encontro dos transeuntes, procurando assim anunciar Jesus.
O objectivo inicial é convidar as pessoas a entrar nas Igrejas, ir ao encontro de quem passa às portas, mas não as cruza.
Na Tenda estarão montados ateliers de construção de presépios que irão ser distribuídos em muitos lugares da cidade, nas Igrejas, em Hospitais, Prisões, lares de idosos, etc.
Serão ainda elaboradas mantas de retalhos de tecido colorido, com mensagens de Paz de todos aqueles que ali a quiserem deixar. Estas mantas serão oferecidas às cidades envolvidas no ICNE e uma outra ao Papa.

2 Dezembro
Abertura do Presépio
Praça do Comérico- Tenda

2 a 22 de Dezembro (13h às 20h)