IPPAR vai recuperar Igreja do Teixoso
2001-04-19 20:08:13

A Direcção Regional de Castelo Branco do IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) vai custear as obras de recuperação da Igreja Matriz do Teixoso.

A decisão foi tomada após a derrocada da parte exterior da fachada sul da Igreja, que ocorreu naquele imóvel devido aos fortes temporais verificados nas últimas semanas. Também a arcada interior e o granito se encontram em grave estado de deformação e deterioração. A nível das fundações no solo pensa-se que devem ocorrer fenómenos que contribuem para acentuar o elevado grau de instabilidade deste imóvel.
Segundo o protocolo assinado entre o IPPAR e a Fábrica da Igreja Paroquial do Teixoso, a recuperação do tecto em caixotões de madeira dourados e policromados, da talha e pinturas que revestem as paredes laterais e de topo, do púlpito em talha dourada, serão intervenções financiadas integralmente pelo IPPAR, no valor de 22.722 contos.
É de salientar que a Igreja Matriz do Teixoso encontra-se dentro da área de protecção da Capela do Senhor Santo Cristo, um imóvel que está a ser alvo de grande apoio por parte daquele Instituto. O IPPAR considera ainda que aquele templo possui uma característica notável tendo em conta a data em que terá sido construído e que a sua própria espacialidade interior de igreja-salão, é um aspecto que merece os maiores cuidados de análise e investigação.
Dado que esta Igreja é propriedade da diocese da Guarda, o IPPAR considera fundamental a existência de uma estreita colaboração com aquela diocese na resolução dos problemas arquitectónicos da Igreja.