Neste Natal,
2004-12-01 08:52:37

Na chama de uma vela, o compromisso pela paz

Sensibilizar e educar para a Paz, alicerçada na Justiça e na Solidariedade, constitui o propósito da operação " Dez Milhões de Estrelas - Um gesto de Paz", que a Cáritas, em conjunto com a Comissão Diocesana Justiça e Paz, se propõem realizar pelo segundo ano consecutivo, neste Natal.
Não faltam razões para conferir actualidade a esta como a iniciativas semelhantes. Está bem longe de ser conquista definitivamente adquirida, a paz por que aspiram todos os povos da terra, e o retrato da humanidade que diariamente nos entra casa dentro continua a oferecer múltiplas e inesperadas oportunidades para que se multipliquem as acções e os esforços que afirmem os direitos humanos, o diálogo e a compreensão, como caminho único para a superação dos conflitos e ponham termo a imenso cortejo de doloroso sofrimento que atinge milhões de seres humanos.

"Dez milhões de estrelas - Um gesto de paz" é uma iniciativa, dirigida a toda a população, independentemente das convicções religiosas ou políticas de cada um; pretende sensibilizar a sociedade, a todos os níveis, para a importância dos valores da paz e da reconciliação, e realizar um gesto colectivo e concreto que dê visibilidade e seja entendido como compromisso efectivo pela sua construção.
O operação recorre ao simbolismo da luz, e desenvolve-se em dois momentos: um de âmbito colectivo, com a iluminação de um espaço público nalgumas cidades de Portugal; para o segundo momento, de cariz mais pessoal e familiar, é proposta a colocação de velas acesas nas janelas ou varandas das habitações, na noite de 24 para 25 de Dezembro, como expressão do querer firme dos que nela habitam, de contribuir para a edificação da paz na família, no trabalho, na escola e na sociedade.

A Cáritas vai ter ao dispor das pessoas que queiram aderir ao gesto da noite de Natal, velas apropriadas que mandou conceber especialmente para esta operação e que vão estar disponíveis em vários locais não só de Leiria mas de toda a diocese.
E porque o tempo de Natal ajuda a compreender a íntima conexão entre a cultura da solidariedade e a paz, o resultado material da sua venda reverterá para a Cáritas do Haiti, para ocorrer aos milhares de vítimas dos furacões dos últimos meses; e para a Cáritas de Leiria, com o que irá adquirir equipamentos para pessoas em situação de dependência, nomeadamente camas articuladas e cadeiras de rodas.

Inscreve-se também neste propósito, a conferência do Dr. José Dias da Silva em torno do mesmo tema, que a Comissão Diocesana Justiça e Paz e a Cáritas promovem no dia 17 de Dezembro, às 21,00 horas na Aula Magna do Seminário de Leiria.

Nem o simbolismo de uma chama nem o saber dum conferencista terão força para mudar o mundo. São, todavia, gestos afirmativos de uma solidariedade activa que, actuando como semente na formação das consciências, se hão-de multiplicar em milhões de outras estrelas que, nas escolhas decisivas, farão prevalecer sobre os desígnios da intolerância, do egoísmo e da guerra, a aspiração universal da Justiça, da Solidariedade e da Paz.

Ambrósio J. Santos
Cáritas de Leiria