Primaz Anglicano Pede Mais Respeito para com Homossexuais
2004-11-29 10:40:58

O arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, pediu aos anglicanos mais conservadores que não façam discriminação dos homossexuais. Numa carta dirigida aos líderes da Comunhão Anglicana em todo o Mundo, divulgada ontem pelo "Sunday Times", o primaz dos 77 milhões de anglicanos de todo o planeta apela mesmo ao arrependimento dos que condenaram homossexuais.

Lembrando a polémica interna a propósito da ordenação de um bispo que se assumiu como homossexual, Rowan Williams avisa contra este tipo de condenação, que pode levar, diz, à violência física. "Quaisquer palavras que ataquem ou abusem de uma pessoa homossexual são palavras das quais nos devemos arrepender", diz o primaz anglicano na carta enviada na sexta-feira a 37 líderes de diferentes igrejas nacionais.

Williams diz ainda que essa postura crítica leva pessoas daquela condição a afastarem-se da Igreja Anglicana. "No calor da polémica [sobre a ordenação do bispo], disseram-se coisas acerca dos homossexuais que levaram muitos deles, mesmo os que vivem vidas celibatárias, a sentir que não há boas notícias para eles na Igreja", escreve o arcebispo de Cantuária, de acordo com a notícia.

A ordenação de um bispo norte-americano da Igreja Episcopaliana - que integra a Comunhão Anglicana - levou muitos outros bispos a protestar. No mês passado, uma comissão pediu àquela Igreja que interrompa as ordenações de homossexuais e as cerimónias de bênção de pessoas do mesmo sexo, "até que surja um novo consenso".

Anteontem, também a hierarquia dos anglicanos de Toronto votou favoravelmente o deferimento das cerimónias de bênção de uniões homossexuais, pelo menos até 2006.

Fonte Público