Comunicado do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa
2004-11-25 18:31:40

Nos dias 23 e 24 de Novembro de 2004 esteve reunido no Seminário dos Olivais sob a presidência de D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca, o Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa.

A meia centena de membros do Conselho aprofundaram e debateram os assuntos constantes da Agenda e que, no início dos trabalhos, foram enunciados pelo Cardeal Patriarca: a Educação Moral e Religiosa Católica no Ensino Básico, o semanário diocesano “Voz da Verdade”, o Ano da Eucaristia, a nova Concordata, o Congresso Internacional da Nova Evangelização (ICNE), o Encontro Europeu de Taizé e a “Renúncia Quaresmal”.
Sobre a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), o Departamento da Pastoral Escolar apresentou a situação da presença institucional da Igreja nas escolas, focando a situação específica da oferta e leccionação dessa Educação no 1º Ciclo do ensino Básico da rede pública.
Embora subsistam dificuldades de interpretação do quadro jurídico, a existência de Mandatados e professores de EMRC a garantirem a formação no 1º Ciclo é um sinal promissor do desenvolvimento desse ensino.
O Conselho Presbiterial sublinhou a necessidade de que as comunidades cristãs assumam a formação de pais, o acompanhamento das famílias e a cooperação com a Escola numa generosa atitude de serviço.
Acerca do semanário “Voz da Verdade”, uma vez analisada a sua difusão e consequente situação financeira deficitária, o Conselho reconheceu a importância do semanário como instrumento pastoral, e manifestou o desejo de que se encontrem formas mais eficazes para o aumento da sua tiragem.
Depois das intervenções dum sociólogo e dum teólogo sobre o Ano da Eucaristia, em curso até Outubro do próximo ano, os Conselheiros debateram o tema na perspectiva das celebrações eucarísticas em meio urbano.
Mereceram particular atenção as características das cidades no tempo presente, especialmente a da mobilidade e partilharam-se reflexões e experiências atinentes à forma como as celebrações são conduzidas e animadas. Uma passagem crítica quase exaustiva pelos diferentes ritos, permitiu assinalar deficiências, falta de criatividade pastoral e sobretudo a necessidade de formação de quantos, desde o Presidente da celebração aos Acólitos, têm a função de fazer da Missa o centro nevrálgico do crescimento na fé das comunidades cristãs.
Sobre a nova Concordata o Conselho foi informado de que a mesma entra em vigor a 18 de Dezembro próximo, com a cerimónia da “transferência dos instrumentos” de ratificação que terá lugar em Lisboa.
O ICNE em Lisboa, apresentado na “última etapa” da sua preparação, foi apreciado à luz da Carta do Cardeal Patriarca “De Paris a Lisboa” e deu lugar a uma melhor precisão dos seus objectivos e da natureza e qualidade do seu Programa, para finalizar num apelo a uma mobilização geral de toda a diocese para que o Congresso proporcione nos cristãos uma maior consciência de que são, enquanto tais, missionários da Fé e portadores da mensagem cristã a anunciar.
No mesmo quadro de próximos grandes eventos, o Conselho registou as notícias mais recentes do Encontro Europeu de Taizé, para Dezembro de 2004, na cidade de Lisboa, reconhecendo que tudo caminha a bom ritmo, para que venha a ser um tempo forte e significativo na vida do Patriarcado.
Quanto à “Renuncia Quaresmal” para 2005, o Conselho Presbiteral aceitou a proposta da criação dum Fundo Intereclesial de apoio às Igrejas necessitadas, recomendando que a sua aplicação seja feita à base de Projectos concretos e bem definidos.
O Conselho encerrou os seus trabalhos, elencando algumas questões da vida da diocese que deverão ser objecto de apreciação futura.

Lisboa, 24 de Novembro de 2004