João Paulo II quer renovação constante nas paróquias
2004-11-25 18:30:41

João Paulo II afirmou que as paróquias católicas precisam de “renovar-se constantemente” para poderem cumprir plenamente a sua missão.

“A paróquia é a célula vital em que encontra o seu lugar natural a participação dos leigos na edificação e na missão da Igreja no mundo”, disse o Papa aos participantes da assembleia plenária do Conselho Pontifício para os Leigos, recebidos em audiência no Vaticano.
Recordando as actividades promovidas pelo Conselho, em particular a abertura da secção “Igreja e Desporto” e a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude 2005, em Colónia, o Papa sublinho a necessidade de todos continuarem centrados no tema da paróquia.
“Ela é o lugar por excelência para o anúncio de Cristo e a edificação da Fé. Por isso mesmo, a paróquia tem necessidade de renovar-se constantemente para tornar-se uma verdadeira ‘comunidade de unidade comum’, capaz de uma acção missionária verdadeiramente incisiva”, apontou.
O Conselho Pontifício para os Leigos está reunido, de 24 a 26 de Novembro, para discutir qual o “rosto” que as paróquias devem assumir na sociedade actual. Mais de 60 delegados de todo o mundo estão reunidos no Vaticano, tendo como pano de fundo o tema “Redescobrir o verdadeiro rosto da paróquia”.