paroquias.org
 

Notícias






Nova edição do «Martyrologium Romanum»
2004-11-24 12:34:34

A Santa Sé vai apresentar no próximo dia 4 de Dezembro a segunda edição do Martyrologium Romanum, um livro litúrgico que, remetendo para a tradição romana e incorporando dados das várias listagens históricas de mártires, recolhe os nomes de Santos e Beatos.

A edição típica do Martyrologium Romanum foi promulgada a 14 de janeiro de 1584 por Gregório XIII e a primeira após o Concílio Vaticano II foi promulgada por João Paulo II, com publicação no dia 29 de Junho de 2001.
Agora, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos dá um novo passo nesta história, durante o seu encontro anual dedicado a temas de interesse litúrgico. “Este ano ofereceu a ocasião propícia para a publicação da segunda edição do Martyrologium Romanum, um livro litúrgico carregado de história e de grande interesse eclesial, no qual se exprime o sentido daquela particular e renovada atenção que a Igreja, em particular no Pontificado de João Paulo II, reserva hoje para o culto dos santos”, explica o Dicastério em comunicado oficial divulgado esta manhã.
O livro em questão foi o último a ser publicado, após a reforma conciliar, em conformidade com as disposições da Constituição sobre a Liturgia, Sacrosanctum concilium.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia