paroquias.org
 

Notícias






Cardeal Ratzinger critica «marginalização de Deus» na nossa sociedade
2004-11-22 16:13:27

O Cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, criticou hoje a “marginalização de Deus” que assegura existir na nossa sociedade, advertindo que a ausência de Deus apenas gera “autodestruição”.

Numa entrevista ao jornal italiano La Repubblica, o prestigiado Cardeal alemão mostrou a sua preocupação pelo que considera ser uma “agressividade ideológica secular”. Como exemplo, o membro da Cúria Romana apresentou o caso de um pastor protestante na Suécia, que foi preso durante um mês por “pregar sobre a homossexualidade com base numa passagem da Escritura”.
Outro dos temas em destaque na entrevista foi o da laicidade e da presença da Igreja na sociedade. O Cardeal Ratzinger assinalou que a corrente radical do laicismo “já não quer ser um elemento de neutralidade, que abre espaços de liberdade para todos”.
“O laicismo começa a transformar-se numa ideologia que se impões, através da política, e não concede espaço público à visão católica e cristã, a qual se arrisca a tornar-se uma coisa puramente privada e, no fundo, mutilada”, acusou.
O número dois da Santa Sé fala numa “luta” contra a imposição de uma ideologia “que se apresenta como se fosse a única voz da racionalidade”.
“A justa laicidade é a liberdade de religião: o Estado não impõe uma religião, mas dá espaço livre às religiões com uma responsabilidade em relação à sociedade civil, permitindo que elas sejam um factor na construção da vida social”, apontou.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia