João Paulo II recorda herança do Concílio Vaticano II
2004-11-22 16:11:36

João Paulo II recordou neste Domingo a Constituição Dogmática sobre a Igreja do Concílio Vaticano II, “Lumen Gentium”, aprovada há precisamente 40 anos, sublinhando que esta é “um marco no caminho da Igreja pelas sendas do mundo contemporâneo e estimulou o Povo de Deus a assumir com mais decisão as suas responsabilidades na edificação desse Reino de Cristo que só terá o seu cumprimento pleno para além da história”.

O Papa encorajou os leigos a “assumirem com mais decisão” sua tarefa específica de anunciar o Evangelho nos diferentes campos da sociedade. “A animação evangélica da ordem temporal é um dever de todos os baptizados, em particular dos fiéis leigos”, explicou aos milhares de peregrinos reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, antes da oração do Angelus.
Aos presentes, João Paulo II assegurou que, nesta tarefa, os leigos contam agora com uma nova ajuda, o “Compêndio de Doutrina Social da Igreja”, que no mês de Outubro foi publicado pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz.
Finalmente, o Papa afirmou que qualquer compromisso ou objectivo do ser humano “deve apoiar-se na oração” e apelou aos crentes que apoiem material e espiritualmente as comunidades de vida contemplativa.