paroquias.org
 

Notícias






Pedro Santana Lopes encerra «Bíblia Manuscrita»
2004-11-19 15:22:22

O primeiro-ministro Pedro Santana Lopes será o último copista do projecto “A Bíblia Manuscrita”, que um pouco por todo o país tem colocado os portugueses a copiar as Escrituras à mão.

O último fim-de-semana desta iniciativa será a 20 e 21 de Novembro, e terá a sua cerimónia de encerramento na Alfândega do Porto. A Sociedade Bíblica Portuguesa (SBP) confirmou à Agência ECCLESIA a presença do primeiro-ministro Pedro Santana Lopes para essa ocasião, à imagem do que aconteceu com o Presidente da República, Jorge Sampaio, na Gala de Abertura nacional, em Lisboa.
O Presidente deixou escritos os primeiros oito versículos do capítulo três do livro do Eclesiastes. Ao primeiro-ministro competirá, simbolicamente, encerrar a transcrição do mesmo livro, o único que conta com caligrafias dos 22 “scriptoria” de todo o país – normalmente, cada distrito transcreveu apenas um livro.
O último versículo do Eclesiastes é o seguinte: “Deus fará dar conta, no dia do juízo, de tudo o que está oculto, quer seja bom, quer seja mau”.
O coordenador geral da iniciativa, Alfredo Abreu, referiu à Agência ECCLESIA que “este livro percorreu todo o país, e é uma das curiosidades que a iniciativa apresenta”.
Os portugueses parecem ter assumido definitivamente o desafio lançado pela SBP para encarnarem o papel de copista das Escrituras no projecto "A Bíblia Manuscrita". Neste momento, foram já transcritos bem mais do que os 35.704 versículos que compõem a Bíblia.
O projecto pretende colocar todos os interessados a copiar a Bíblia à mão, à semelhança do que se fazia nos mosteiros medievais, esperando-se que daí resultem, pelo menos, três exemplares das Escrituras. Dois já têm destino: um irá para a Biblioteca Nacional de Lisboa, o outro para a Biblioteca de Alexandria.
Durante a iniciativa está a ser elaborado um pequeno inquérito para encontrar dados concretos sobre o número de pessoas que efectivamente lê a Bíblia. Recentemente, o Patriarcado de Lisboa levou a cabo um estudo neste âmbito, onde revelava que apenas 3% dos inquiridos lia as Escrituras.
O processo, como tudo o que diz respeito a esta iniciativa, é simples: a cada pessoa é entregue um destacável, onde não constará nenhum elemento de identificação, com 5 perguntas. A SBP procura saber quantas Bíblias tem cada pessoa, quantas vezes a lê, que tradução utiliza, qual o significado que atribui ao texto e qual é a parte que mais aprecia nas Escrituras.
Ainda hoje poderá ver no programa ECCLESIA, na 2:,uma entrevista sobre o projecto Bíblia Manuscrita.
No próximo Domingo, pelas 09:30 horas, também na 2:, o "70 X 7" apresenta uma reportagem sobre a "Bíblia Manuscrita", com os resultados de um projecto que mobilizou os portugueses.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia